11/03/2017 08h00 - Atualizado em 13/03/2017 11h50

Enade: dez cursos de graduação da região têm desempenho insuficiente

Foram avaliados 138 cursos na região; apenas 19 tiveram nota 4 e um 5.
Desse total, dez tiveram nota 2, considerada insuficiente pelo MEC.

Simone GonçalvesDo G1 Vale do Paraíba e Região

GNews - Enade (Foto: GloboNews)Nenhum curso superior da região foi avaliado com nota 5, considerado índice de excelência  (Foto: GloboNews)

Dez cursos de graduação da região tiveram nota 2, resultado considerado insuficiente, no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) divulgado no último dia 8 pelo Ministério da Educação (MEC). Apenas um dos 138 cursos avaliados atingiu o desempenho máximo - nota 5.

(Correção: O G1 errou ao afirmar que nenhum curso atingiu a nota máxima. A informação foi corrigida nesta segunda-feira (13) )

Uma minoria dos cursos, sendo 19 ao todo, o equivalente a 14,8%, teve nota 4. A maior parte dos avaliados, 99 cursos, o que equivale a 77,3%, tiveram nota 3. Numa escala de 0 a 5, os cursos que obtêm a partir da nota 3 têm desempenho considerado satisfatório.

Os cursos que têm notas insatisfatórias podem receber sanções do MEC, entre elas a proibição de abrir novas vagas e de oferecer programas de incentivo, como o Prouni, que dá bolsas de estudos, e o Fies, que oferece financiamento para os universitários.

As piores notas - conceito 2 - em São José dos Campos foram obtidas pelos cursos de: Publicidade e Propaganda da Universidade do Vale do Paraíba (Univap); Administração, da Escola Superior de Administração de Empresas; Gestão Financeira e Logística, da Etep (Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos).

Também tiveram conceito 2 os cursos de: Gestão Financeira, da Etep de Jacareí; Direito e Logística da Universidade de Taubaté (Unitau); Jornalismo, do Centro Universitário Módulo, de Caraguatatuba; Ciências Contábeis, da Faculdade de Administração, Ciências Econômicas e Contábeis de Guaratinguetá (Faceag);  e Comércio Exterior, da Faculdade São Sebastião.

O Enade avalia o rendimento dos alunos dos primeiros e últimos anos dos cursos e é um dos principais instrumentos para verificar o desempenho das faculdades. A cada ano, fazem o teste alunos de um grupo de cursos. O resultado divulgado nesta semana é o mais recente e se refere aos alunos que prestaram o exame em 2015.

Para a avaliação dos resultados, o G1 considerou o Conceito Preliminar do Curso (CPC), que leva em conta a nota da prova e outros itens, entre eles a titulação do professores e a avaliação que o aluno faz da estrutura da faculdade.

Apenas a Faculdade de Teconologia Jessen Vidal, em São José dos Campos, no curso de tecnologia, atingiu nota 5 na avaliação.

Outro lado
A Unitau informou, em nota, que "teve 13 cursos avaliados, de graduação presencial e a distância. Alguns mantiveram a mesma nota, enquanto outros apresentaram aumento de um ponto. Dos cursos avaliados, 61% têm índice considerado satisfatório", afirmou.

A Instituição disse ainda que investe na qualificação de professores, na atualização de matrizes curriculares e na estrutura dos departamentos.

O Módulo e a FASS informaram que o resultado do Enade está em análise. Em nota, as faculdades disseram que "acreditam no uso de indicadores avaliativos, como um dos instrumentos da gestão acadêmica, identificando, por meio deles, fragilidades e otimizando potencialidades. Os resultados das avaliações, internas ou externas, sempre são analisados criteriosamente, em suas especificidades e dentro do cenário educacional brasileiro como um todo."

A Univap informou que não comentaria os resultados.

Nenhum respresentante da Escola Superior de Administração de Empresas foi localizado para comentar.

A Etep e a Faculdade de Administração, Ciências Econômicas e Contábeis de Guaratinguetá (Faceag) não retornaram até a publicação da reportagem

 

veja também