cidade (Foto: Reprodução / TV Vanguarda)
Aproximadamente 18 mil candidatos fizeram neste domingo (17) as provas do concurso público da Prefeitura de São José dos Campos para o preenchimento de 60 vagas, em 36 funções. Segundo a prefeitura, a previsão é que os candidatos aprovados sejam nomeados até outubro. O concurso tem validade de dois anos.
Nesta segunda-feira (18), já estarão disponíveis, no site da Vunesp, o caderno com todas as questões de cada função. Na terça-feira (19), os candidatos poderão consultar os respectivos gabaritos.
Os resultados deverão ser divulgados em até 30 dias no site da Vunesp. Em seguida, ocorrerão mais 15 dias de prazo para julgamento de eventuais recursos e, somente então, após 45 dias das provas, é que os resultados serão homologados e a prefeitura poderá convocar os candidatos efetivamente aprovados.
Segundo a organização, as provas foram realizadas normalmente tanto no período da manhã, para os cargos de nível superior e fundamental, quanto na parte da tarde, para os de nível médio.
“Não houve nenhuma ocorrência fora do normal, como tentativas de cola ou fraude, apenas de pessoas que foram em locais errados ou sem documento de identidade e por isso não puderam fazer a prova”, explicou o técnico de gestão de concursos da Vunesp, Hamilton Heck. As provas foram aplicadas em 25 locais diferentes da cidade.
Foi registrada ausência de aproximadamente 20% dos candidatos, o que, segundo a Vunesp, é um percentual abaixo da média em concursos públicos com tantos candidatos. “Dos cerca de 8 mil candidatos que fizeram a prova no período da manhã a ausência foi de 23,40%. Já no período da tarde, foram cerca de 18 mil candidatos e a ausência foi de 18,5%”, disse ainda o técnico da Vunesp.
Vagas
As 60 vagas são para o preenchimento de vagas em 36 funções, nas áreas: administrativa, saúde, contabilidade, arquitetura, segurança do trabalho, fiscalização, serviços gerais, educação física e técnicos diversos.
O concurso recebeu 20.229 inscrições. Das funções oferecidas, as que tiveram maior número de inscritos foram: agente educador(6.101), assistente em gestão municipal (2.491), fiscal de postura e estética urbana (2.157), agente de serviços gerais (1.210), auditor tributário municipal - gestão tributária (1.006), analista técnico de engenharia civil (950) e assistente técnico em saúde - técnico de enfermagem (642). Os salários oferecidos variam de R$ 861,58 a R$ 5.568,35, além de benefícios.