cursos de graduação (Foto: Daniel Corrá/ G1)
A Universidade do Vale do Paraíba (Univap), em São José dos Campos (SP), reduziu o reajuste das mensalidades em todos os cursos de graduação para se readequar as novas regras do programa de Financiamento Estudantil (Fies). A mudança, que fixou novo reajuste de 6,41%, aconteceu nesta quinta-feira (12) após protestos de estudantes que não conseguiram se inscrever pelo benefício.
Desde o início do ano letivo, estudantes da universidade enfrentavam dificuldades para aderir ao Fies, uma vez que o governo federal limita o benefício para faculdades com reajustes de até 6,41% nas mensalidades. No início do ano, a Univap havia reajustado os valores dos cursos em 7%. Cerca de 400 universitários participaram de protestos entre a semana passada e esta semana cobrando uma revisão no índice por parte da faculdade.
De acordo com a Univap, o Conselho de Administração se reuniu nesta quinta-feira para estudar uma solução a respeito do caso e decidiu alterar o reajuste anual. A universidade possui 851 alunos matriculados com recursos do Fies.
Unitau
Além da Univap, a Universidade de Taubaté (Unitau) também fez readequações nas mensalidades. A entidade havia elevado as mensalidades em 6,85% no ano passado e decidiu manter o índice de 6,41% para os cerca de 3,4 mil alunos beneficiados pelo programa. Segundo a faculdade, os demais estudantes contam com outros benefícios e programas da própria Unitau, como bolsas e descontos nas mensalidades.
A Unitau também informou que o sistema de cadastro do Ministério da Educação está com problemas, mas que tem atendido normalmente os estudantes. A faculdade distribuirá novas senhas para atendimento a partir da próxima segunda-feira (16).