24/07/2013 06h23 - Atualizado em 24/07/2013 07h33

Em visita a Aparecida, Papa celebra sua primeira missa pública no Brasil

Pelo menos 200 mil fiéis são esperados na cidade nesta quarta-feira (24).
Missa será celebrada dentro da basílica para 12 mil fiéis e 3 mil convidados.

Carolina TeodoraDo G1 Vale do Paraíba e Região

 
PAPA (Foto: AP)Papa Francisco durante trajeto de papamóvel no Rio de Janeiro no dia 22 quando chegou ao Brasil  (Foto: AP)

O Papa Francisco visita Aparecida (SP) nesta quarta-feira (24) e celebra sua primeira missa pública desde que chegou no país há dois dias. A celebração em português no Santuário Nacional, considerado um dos maiores templos católicos do mundo, deve ser acompanhada por pelo menos 200 mil fiéis - a maioria vai assistir a cerimônia por meio de telões instalados na parte externa da basílica.

(O G1 acompanha em tempo real a visita do Papa a Aparecida, em fotos e vídeos. SIGA.)

É a segunda vez que o pontífice argentino vai à cidade em uma agenda de compromissos prevista para durar sete horas – das 9h30, quando deve chegar ao estacionamento da basílica, às 16h30, quando vai retornar ao Rio de Janeiro. Ainda como cardeal Jorge Mário Bergoglio, o pontífice participou em 2007 de um evento da Igreja Católica na cidade, ocasião em que também presidiu uma missa na basílica.

Papa Francisco em frente ao Santuário Nacional, em foto tirada em 2007, nos fundos do hotel onde ficou hospedado na cidade. (Foto: Reprodução/ Marge Hotel)Papa em frente ao Santuário em foto tirada em
2007 nos fundos do hotel.
(Foto: Reprodução/ Marge Hotel)

A viagem do Papa Francisco do Rio de Janeiro a Aparecida será dividida em dois momentos. Em um avião, o Papa saírá do Rio de Janeiro às 8h45 e vai desembarcar às 9h15 em São José dos Campos,  distante 81 quilômetros de Aparecida. Em São José dos Campos, o pontífice irá embarcar em um helicóptero para ir a Aparecida. A 'escala', que não estava prevista inicialmente, será necessária por conta das condições climáticas. O desembarque vai ocorrer no aeroporto que fica nas dependências do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCTA).

Mobilização
Além dos romeiros, a visita do Papa mobiliza um efetivo de mais de cinco mil homens – entre membros das Forças Armadas que vão cuidar da segurança na cidade,  socorristas que vão atender no hospital de campanha instalado nos fundos do santuário e jornalistas.

Há pelo menos três meses, lojistas, figureiras e fabricantes de imagens religiosas se preparam para este dia. Já os romeiros começaram a chegar na cidade na terça-feira (23). Alguns foram para dormir no estacionamento da basílica, a fim de garantir uma vaga para assistir a missa no interior do santuário.

"Fizemos uma força-tarefa para preparar a cidade e deu tempo de fazer tudo que havia sido planejado. Agora, só estamos meio ansiosos com o tempo. Se chover, não sei como o Papa fará o trajeto de papamóvel com um carro aberto", afirmou o vice-prefeito de Aparecida, Ernaldo César Marcondes (PDT).

Ponto Alto
Além da missa, o momento mais esperado da visita, previsto na agenda oficial do Vaticano, é a bênção que o pontífice dará aos fiéis na Tribuna Bento XVI após a missa no Santuário, por volta do meio-dia. Durante a bênção, está previsto que junto com os fiéis o pontífice faça uma oração à Nossa Senhora Aparecida.

A bênção deve ser o ponto alto da visita porque o Papa decidiu fazer a missa dentro do Santuário, o que limita a 12 mil o número de fiéis que irão assistir a celebração dentro da basílica. A maioria dos católicos vai acompanhar a missa pelos quatro telões que serão colocados na parte externa.

Outro momento bastante aguardado pelos romeiros é o trajeto de 1,1 quilômetro de papamóvel que o Papa deve fazer entre o Santuário e o Seminário Bom Jesus, onde irá almoçar e descansar à tarde. O mesmo trajeto será feito horas depois, às 16h, quando ele irá voltar ao estacionamento da Basílica para retornar ao Rio de Janeiro, onde deve permanecer até domingo (28).