Irmãos Noel e Natal, ao lado das duas irmãs — Foto: Arquivo Pessoal
Já imaginou se o seu nome foi escolhido como forma de homenagem a uma das datas comemorativas mais populares do calendário? Este é o caso dos irmãos Natal e Noel, moradores de Sorocaba, no interior de São Paulo.
Noel e Natal Santos, de 68 e 76 anos, respectivamente, contaram ao g1 que os nomes já foram responsáveis por muitas boas memórias. O mais curioso, segundo os irmãos, é que nenhum deles nasceu em dezembro, mas sim em abril e em setembro.
"Foi uma homenagem do meu pai. Ele gostava de festa e, por achar o Natal bonito, rodeado de pessoas, colocou os nomes como homenagens. Ele era muito prestativo, ajudava o próximo”, conta Noel, de 68 anos.
Nas décadas de 1940 e 1960, intervalo de tempo que os irmãos nasceram, foram registradas 6.197 pessoas com o nome de Natal e 10.325 com o nome de Noel, segundo o painel lançado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Nome que faz sucesso
Noel ao lado dos três netos e do único filho — Foto: Arquivo Pessoal
Noel afirma que os nomes fazem sucesso, principalmente com as crianças. Segundo o idoso, ele e o irmão já receberam diversos questionamentos, inclusive se os outros irmãos também tinham nomes natalinos.
“A gente gosta, fica contente. Em todos os lugares que vamos, somos conhecidos. Alguns olham e falam 'olha o Papai Noel'", conta.
De acordo com Natal, não é a primeira vez que os nomes diferentes aparecem na família. Apesar dos outros irmãos de Natal e Noel não terem recebido nomes natalinos, o pai fez questão de deixar todos com a mesma inicial: Neusa, Natal, Naur, Noel, Nazira e Nanias.
LEIA TAMBÉM:
- Mamãe Noel se emociona ao receber cartinha de criança com pedido de caderno e recado: 'Se não conseguir não tem problema'
- FOTOS: técnico de enfermagem cria presépio com cães de estimação no interior de SP
- Ceia para pets? 'Cãofeiteira' ensina receitas de panetone para cães e gatos
- Artesã de Guapiara produz presépios de orixás para o Natal: 'Sempre foi um desejo meu'
- Projeto Samu Noel completa 20 anos e leva alegria a crianças internadas em hospitais de Bauru
Comemoração em família
Natal ao lado dos dois netos e da filha — Foto: Arquivo Pessoal
Natal e Noel recordaram com nostalgia as celebrações de Natal junto da família. Segundo eles, hoje em dia não possuem uma tradição na data, principalmente depois que Noel perdeu a esposa, Celia, no dia 25 de dezembro de 2023, aos 59 anos.
“Neste ano decidimos fazer uma comemoração, pois a vida continua. Tenho meus netos, que gostam muito da data. Eles são minha joia, e ajudam a confortar o meu coração", conta.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí