Prefeito de Cabreúva (SP) é sepultado — Foto: Divulgação/Comunicação Prefeitura de Cabreúva
O prefeito de Cabreúva (SP), Antonio Carlos Mangini, que morreu no domingo (15), aos 58 anos, em decorrência do agravamento de um câncer no pâncreas, foi sepultado nesta segunda-feira (16).
O sepultamento, acompanhados de centena de pessoas, ocorreu às 16h, no Cemitério Parque Memorial Japi, que fica no bairro do Jacaré. O velório ocorreu na Arena Cabreúva, no mesmo bairro. O corpo foi escoltado pela Guarda Municipal.
Prefeito de Cabreúva, Antonio Carlos Mangini, morreu após agravamento de câncer no pâncreas — Foto: Reprodução/Redes sociais
O diagnóstico da doença veio em 2021. Mangini estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo (SP). Ele deixa a esposa, Valdirene, e três filhos: Gabriela, Matheus e Maria Clara.
Em nota oficial, a Prefeitura de Cabreúva manifestou solidariedade à família, amigos e à população da cidade:
"Desde o diagnóstico de câncer no pâncreas em 2021, Mangini enfrentou a doença com coragem e transparência. Mesmo durante o tratamento quimioterápico, manteve-se ativo e presente nas funções administrativas, honrando seus compromissos e sua dedicação à cidade que tanto amava. Ele deixa um legado de trabalho, resiliência e amor por nossa cidade", diz o texto.
Luto oficial
A vice-prefeita em exercício, Noemi Medeiros Bernardes, declarou luto oficial de sete dias em função da morte de Mangini.
O decreto também instaura ponto facultativo nas repartições públicas municipais nesta segunda-feira (16), exceto para serviços públicos essenciais e de funcionamento ininterrupto considerados indispensáveis, como:
- Unidade de Pronto Atendimento (UPA);
- Farmácia (UPA);
- Serviço de Atendimento Emergencial (SAE 192);
- UBSs;
- Centro de Especialidades Médicas e demais serviços de saúde;
- Guarda Municipal;
- Defesa Civil;
- Limpeza pública;
- Coleta seletiva;
- Demais serviços que as secretarias julgarem necessários.
Outras instituições também se manifestaram sobre a morte, incluindo a OAB e a Câmara de Cabreúva.
Vida pública
Antonio Carlos Mangini nasceu em Sorocaba (SP), em 13 de novembro de 1966. Formou-se em recursos humanos e era pós-graduado em segurança pública.
Como policial militar aposentado, foi vereador da cidade por dois mandatos, em 2004 e 2016, sendo por duas vezes presidente da Câmara. Também atuou como secretário de Segurança Pública em Itu (SP) e corregedor da Guarda Municipal de Itupeva (SP).
Com 51% dos votos válidos, foi eleito prefeito de Cabreúva em 2020, para a gestão 2021/2024. Neste ano, Mangini foi reeleito ao lado de sua vice, Noemi Bernardes, com 59,66% dos votos.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí