PM e Gaeco prendem suspeitos de tráfico de drogas durante operação em Jundiaí
A Polícia Militar e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriram, nesta quinta-feira (27), mandados de busca e apreensão e de prisão em Jundiaí (SP). Duas pessoas foram presas.
A ação faz parte da terceira etapa da Operação Recolha que, em 2021, prendeu 11 guardas civis e outros 15 suspeitos de tráfico de drogas na cidade.
Nesta quinta-feira (28), equipes cumpriram cinco mandados de busca e apreensão e dois de prisão, com o objetivo de concluir as investigações e levar à Justiça os últimos integrantes da organização criminosa.
PM e Gaeco prendem suspeitos durante operação contra envolvimento de agentes públicos com tráfico de drogas — Foto: TV TEM/Reprodução
Os dois presos são suspeitos de tráfico de drogas. Um deles é apontado como um dos fornecedores de drogas da região de Jundiaí e o outro da região de Várzea Paulista. Segundo a Polícia Militar, as prisões ocorreram no Jardim Tamoio e na Rodovia Anhanguera.
Durante a ação, também foram apreendidos celulares, anotações e R$11 mil reais em espécie, conforme o promotor de Justiça, Felipe Duarte Paes Bertolli.
Operação Recolha
Segundo a polícia, a operação começou em 2021. Nas etapas anteriores, foram cumpridos 29 mandados de busca e apreensão e 26 de prisão, resultando na apreensão de drogas, dinheiro, armas de fogo, munições e diversas provas.
Durante as investigações, foram constatados indícios do envolvimento de guardas municipais com traficantes para que, mediante o recebimento de propina, não agissem nos pontos de venda de drogas e fornecessem informações para frustrar ações policiais nesses locais.
Ainda conforme a corporação, todos os envolvidos foram condenados, com penas superiores a 10 anos de prisão em regime fechado. Já os presos nesta quinta-feira (28) responderão por organização criminosa, tráfico de drogas e corrupção passiva.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí