Por Eduardo Ribeiro Jr., Jady Maély, g1 Sorocaba e TV TEM


Mulher de 73 anos que morreu após ficar presa em carro arrastado por enxurrada em Sorocaba (SP) — Foto: Antonio Ferreira/TV TEM e Arquivo Pessoal

O temporal que atingiu Sorocaba (SP) na madrugada deste sábado (20) provocou a morte de uma mulher de 73 anos. A vítima, identificada como Maria Rosa Lattanzio Martins, ficou presa no carro após o veículo ser arrastado pela enxurrada. Ela e o marido foram surpreendidos pela água quando passavam pela Avenida Juvenal de Campos.

Maria Rosa Lattanzio Martins, 73 anos, morreu durante temporal em Sorocaba (SP) — Foto: Arquivo Pessoal

Maria era casada e tinha três filhas e três netos. Segundo a família, ela era dona de casa e adorava sair para cantar em karaokê, inclusive, de onde ela voltava quando ficou ilhada dentro do carro junto do marido.

Chuva alaga hospital, arrasta carro e mata mulher em Sorocaba; estado registrou 3 mortes

Chuva alaga hospital, arrasta carro e mata mulher em Sorocaba; estado registrou 3 mortes

SAIBA MAIS

Carro em que idosa de 73 anos ficou presa após ser arrastado por enxurrada em Sorocaba (SP) — Foto: Antonio Ferreira/TV TEM

"Adorava a vida e por onde passava, fazia uma legião de amigos. A dor é imensurável, mas sabemos que já foi acolhida pela espiritualidade", comentou uma das filhas.

Maria Rosa também gostava de cozinhar, arte que ela fazia "divinamente", conforme a filha.

Avenida Dom Aguirre, em Sorocaba (SP), ficou tomada pelo Rio Sorocaba que transbordou após temporal — Foto: Arquivo Pessoal

Estragos

Muitos pontos de Sorocaba (SP) ficaram embaixo d'água durante a madrugada e manhã deste sábado. Segundo a Defesa Civil, choveu 150mm em 24 horas, volume que representa cerca de 70% da quantidade prevista para todo o mês de janeiro (211mm). A chuva começou por volta de 1h30.

Alagamento chega ao Jardim Abaeté, em Sorocaba (SP) — Foto: Clidemir Filho/Arquivo Pessoal

Dois hospitais registraram danos. O muro do Hospital Evangélico desabou. Ninguém ficou ferido.

Muro do Hospital Evengélico, em Sorocaba (SP), desabou durante chuva em Sorocaba — Foto: Arquivo Pessoal

O mais afetado foi o hospital do Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (GPACI), referência na região de Sorocaba no tratamento contra a doença.

O hospital informou que os setores impactados incluem recepção, odontologia, quimioterapia, consultórios médicos, farmácia, nutrição e dietética, serviço de imagem e diagnóstico, refeitório, brinquedoteca, lavanderia, almoxarifado, entre outros, localizados na parte térrea do edifício.

Hospital GPACI, em Sorocaba (SP), ficou alagado — Foto: Arquivo Pessoal

"Os danos mais significativos incluem a perda de medicamentos de alto custo, quimioterápicos, materiais hospitalares, produtos de higiene, limpeza, rouparia, além dos prejuízos nos equipamentos como tomografia, ultrassonografia, radiologia, câmaras de medicamentos, refrigeradores, computadores e servidor de sistema integrado", divulgou o GPACI.

Cozinha do Hospital GPACI ficou destruída em Sorocaba (SP) — Foto: Arquivo Pessoal

O hospital disponibilizou o telefone (15) 2101-6555 para os moradores que queiram colaborar com doações. No site do GPACI também é possível encontrar outros canais para ajudar.

O muro de um condomínio no bairro Campolim, zona Sul de Sorocaba, desabou. Carros que estavam na garagem ficaram pendurados.

Muro de condomínio no bairro Campolim, zona Sul de Sorocaba (SP), desabou e deixou carros pendurados — Foto: Arquivo Pessoal

A Defesa Civil informou que houve registro de alagamento em todas as regiões da cidade. Os pontos mais afetados são:

  • Avenida Afonso Vergueiro;
  • Jd. Itapemirim;
  • Parque Campolim;
  • Jardim Santa Rosalia;
  • Vila Porcel;
  • Rua Lopes de Oliveira;
  • Jardim Faculdade;
  • Vila Rica;
  • Jardim Sandra;
  • Jardim Vera Cruz;
  • Vila Barcelona.

Chuva alaga Represa Ipaneminha, em Sorocaba (SP) — Foto: Adilson Balbino/Arquivo Pessoal

Além de Sorocaba, a Defesa Civil afirmou que, entre sexta-feira e este sábado, outras cidades registraram grandes volumes de chuva. Confira abaixo:

  • Sorocaba: 150mm,
  • Conchas: 128mm,
  • Votorantim: 126mm,
  • Porto Feliz: 93mm,
  • Marília: 91mm,
  • Capivari 85mm.

Ao todo, conforme a Defesa Civil, 11 cidades paulistas foram atingidas, com 179 queda de árvores, 27 postes de energia derrubados, 28 pessoas desalojadas e três mortes.

Na Região Metropolitana, foram 57 chamados para queda de árvores e 14 pontos de alagamentos. Em São Paulo ocorreu desmoronamento de um barranco que atingiu o muro de uma casa e um deslizamento de terra sobre residência. Não houve registro de vítimas.

Alagamento no Parque das Águas (bairro Jardim Maria do Carmo), em Sorocaba (SP), por volta de 10:20 deste sábado (20) — Foto: Julio Leite/Arquivo Pessoal

Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí

VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!