Cavalgada é lugar de valorizar a tradição — Foto: TV TEM/Reprodução
Uma tradição que começa logo cedo, logo ao nascer do sol. Em Valentim Gentil (SP), um grupo de amigos se reúne para relembrar o passado sob o lombo dos cavalos.
O ponto de encontro é na cidade de Cardoso (SP), de onde o grupo sai em uma viagem de 50 quilômetros, buscando manter viva a tradição tropeira, que remonta aos tempos de império, onde o principal meio de transporte era com cavalos e mulas.
“A gente acorda às quatro e meia ou cinco da manhã, para começar os preparativos, porque é mais rústico. O café da manhã tem que ser reforçado pois a jornada do tropeiro é longa,” diz o cozinheiro Djhon Penachioni, encarregado da alimentação do grupo.
Os cavalos também são preparados e recebem a alimentação adequada para aguentar a viagem. Antes de partir, o grupo se reúne na capela para uma oração.
Para Sérgio Aparecido Domingues, membro do grupo de tropeiros, a viagem é uma maneira de manter viva a tradição do tropeirismo. "Ter o convívio com os amigos, com a natureza, com os animais, isso tudo é muito gratificante para a gente", afirma.
Veja a reportagem exibida no programa em 01/12/2024:
Cavalgada é lugar de valorizar a tradição
VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais