Por Paulo Gomes, TV Globo — São Paulo


Ricardo Nunes (na fila da frente, o terceiro da esquerda para a direita) é diplomado para um segundo mandato — Foto: Paulo Gomes/TV Globo

O prefeito Ricardo Nunes (MDB), seu vice eleito, coronel Mello Araújo (PL), e os 55 vereadores eleitos em outubro receberam nesta quinta-feira (19) o diploma de seus mandatos para os próximos quatro anos, em cerimônia no Memorial da América Latina.

O evento é uma espécie de colação de grau e marca a última etapa das eleições, sob a organização do Tribunal Regional Eleitoral de SP (TRE-SP). No dia 1º de janeiro, os 57 eleitos tomarão posse em evento na Câmara Municipal.

Mello Araújo não foi à diplomação. Segundo Nunes, ele está em visita ao filho, que mora nos Estados Unidos. Além do vice, quatro vereadores eleitos se ausentaram: Jair Tatto (PT), Renata Falzoni (PSB), Trípoli (PV) e Gabriel Abreu (Podemos).

Tatto não foi por motivos pessoais, e Falzoni está impedida por um problema de saúde. Ela postou uma foto em uma cama de hospital em um perfil de rede social. Trípoli e Abreu não informaram por que faltaram.

A ausência não gera nenhum ônus aos faltantes, uma vez que a solenidade tem caráter cerimonial apenas, um "coroamento" das eleições. O diploma do mandato já está disponível para os eleitos no sistema do TRE-SP.

Cerimônia de diplomação de Ricardo Nunes e vereadores — Foto: Paulo Gomes/TV Globo

A cerimônia foi comandada pelas autoridades eleitorais, o presidente da Junta Eleitoral Apuradora e Totalizadora do município, o juiz Antonio Maria Patiño Zorz, e o presidente do TRE, o desembargador Silmar Fernandes.

Também estavam presentes o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o presidente da Câmara, Milton Leite, e o ex-presidente da República Michel Temer.

Entre os convidados estavam secretários municipais e estaduais, deputados estaduais e federais, o presidente do Tribunal de Contas do Município (TCM), Eduardo Tuma, a procuradora-geral do estado, Inês dos Santos Coimbra, e a defensora pública geral do estado, Luciana Jordão.

Renovação e bancadas

A Câmara teve uma renovação de 36% dos seus assentos. Entre os vereadores que serão diplomados, 35 foram reeleitos e 20, eleitos ou para um primeiro mandato ou para voltar ao parlamento após um período afastados.

Os cinco vereadores mais votados são estreantes:

  • O influencer Lucas Pavanato (PL);
  • Ana Carolina Oliveira (Podemos), mãe de Isabella Nardoni;
  • Dr. Murillo Lima (PP), defensor da causa animal;
  • Sargento Nantes (PP), PM da Rota;
  • Amanda Paschoal (PSOL), ativista trans.

A maior bancada será do PT, que manteve o número de oito cadeiras. Isso não significa, porém, que a oposição será maioria na Casa, uma vez que três partidos da base têm sete cadeiras cada um: o partido de Nunes, o MDB, o de seu vice, o PL, e o União Brasil, que comanda a Câmara e deve seguir na presidência da Casa, ainda que o atual presidente, Milton Leite, não tenha disputado a eleição.

Maiores bancadas de vereadores da Câmara Municipal de São Paulo para o mandato 2025/2028. — Foto: Reprodução/TV Globo

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!