Por Isabela Leite, Rodrigo Rodrigues, GloboNews e g1 SP — São Paulo


Dois aviões da Latam se envolvem em acidente no pátio do aeroporto de Congonhas

Dois aviões da Latam se envolvem em acidente no pátio do aeroporto de Congonhas

Dois aviões da empresa aérea Latam colidiram na manhã desta terça-feira (3) no pátio de embarque e desembarque do aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo. O incidente ocorreu em baixa velocidade e não deixou feridos.

Imagens que circulam por grupos de pilotos da capital paulista flagraram o momento que uma das aeronaves dá uma pequena encostada na lataria de outro avião que estava parado.

Avião da Latam bate em outro em Congonhas — Foto: g1

O acidente aconteceu por volta das 8h24. Fotos tiradas de uma das aeronaves mostram várias avarias na lataria dos veículos.

A concessionária afirmou que "a ponta da asa de uma aeronave com destino a Campo Grande (MS) entrou em contato com a cauda de outra, que seguiria para Brasília (DF)".

Segundo a Aena, concessionária responsável pelo terminal de Congonhas, dois voos envolvidos no incidente sofreram atrasos.

Um dos aviões estava prestes a decolar para Brasília e, segundo relatos dos passageiros, foram cerca de 2 horas até que eles fossem realocados.

Parte dos ocupantes da aeronave iria para um evento sobre crime organizado na capital brasileira, entre eles o ministro do Controladoria Geral da União (GCU), Vinicius Carvalho.

Aviões da Latam se envolvem em acidente no pátio de desembarque de Congonhas, na Zona Sul de SP, nesta terça (03) — Foto: Montagem/g1/Reprodução/Acervo pessoal

Avarias em um dos aviões da Latam que se envolveram em acidente no pátio de desembarque de Congonhas, na Zona Sul de SP, na manhã desta terça-feira (03). — Foto: Acervo pessoal

Por meio de nota, a Latam confirmou a colisão entre as duas aeronaves e disse que “o evento não colocou em risco nenhum dos passageiros e tripulantes de ambos os aviões, que foram desembarcados normalmente e em total segurança”.

“As aeronaves foram encaminhadas para inspeções de manutenção e todos os clientes serão reacomodados em outros voos da companhia”, disse a empresa.

A companhia aérea também informou que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) investiga o acidente e a empresa presta todos os esclarecimentos às autoridades.

Íntegra da nota da Latam:

“A LATAM registrou nesta terça-feira (3/12) contato em solo entre duas aeronaves que realizavam taxiamento no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O evento não colocou em risco nenhum dos passageiros e tripulantes de ambos os aviões, que foram desembarcados normalmente e em total segurança. As aeronaves foram encaminhadas para inspeções de manutenção e todos os clientes serão reacomodados em outros voos da companhia. A LATAM colabora com as investigações do CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) para o esclarecimento do evento. A LATAM lamenta os transtornos e ressalta que adota todas as medidas técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos”.

Nota da Aena:

"Nesta terça-feira (3), por volta das 8h25, ocorreu um incidente no pátio do Aeroporto de Congonhas (SP), envolvendo duas aeronaves da Latam. Durante o procedimento, a ponta da asa de uma aeronave com destino a Campo Grande (MS) entrou em contato com a cauda de outra, que seguiria para Brasília (DF). O incidente ocorreu em baixa velocidade, sem registro de feridos. Os passageiros desembarcaram com segurança e receberam atendimento pela equipe da Latam. A Aena Brasil informa que as operações do aeroporto seguem normalmente, sem impactos na programação de voos. Para mais informações, sugerimos contato direto com a Latam ou com a Torre de Controle, responsáveis pelas movimentações no pátio".

Avarias em um dos aviões da Latam que se envolveram em acidente — Foto: Acervo pessoal

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!