Passageiros se aglomeram na estação Barra Funda após falha na Linha 3-Vermelha — Foto: Hermíbio Bernardo/TV Globo
Uma falha na Linha 3-Vermelha do Metrô, que liga a Zona Leste a Oeste de São Paulo, provocou lentidão e lotação nas plataformas na manhã desta terça-feira (26).
O problema começou por volta das 6h40. Segundo o Metrô, danos num equipamento elétrico de via na região da estação Tatuapé causaram a desenergização do trecho, no sentido Corinthians-Itaquera. Com isso, os trens passaram a circular com velocidade reduzida e maior tempo de parada.
Essa questão teria sido solucionada cerca de uma hora e meia depois, mas uma nova ocorrência afetou a circulação de trens na linha.
"Próximo da normalização, passageiros acionaram botão de emergência em um trem entre as estações Palmeiras-Barra funda e Marechal Deodoro, descendo à passarela de emergência da via. Por isso, a circulação foi interrompida no trecho para orientação e retirada dos passageiros", afirmou o Metrô.
A operação entrou em processo de normalização às 10h15.
Falha na linha 3-Vermelha provoca caos no transporte público, nesta terça (26)
De acordo com o levantamento da TV Globo, em 2024, o Metrô já registrou 141 falhas. A Linha 3-Vermelha concentra o maior número com 53. Na sequência, aparecem as linhas 1-Azul (26), a linha 15-Prata (23), 2-Verde (17), 5 Lilás (15) e 4-Amarela (7).
Nesta manhã, passageiros relataram à TV Globo que esperaram mais de 30 minutos pela chegada do trem na estação Barra Funda, na Zona Oeste da cidade. Algumas pessoas também desceram dos vagões que estavam parados na via e caminharam pelos trilhos até a estação Marechal Deodoro.
Em razão da falha, usuários também enfrentaram longas filas para conseguir entrar na estação Guilhermina-Esperança, por volta das 8h30.
Como alternativa, a transferência gratuita para a CPTM foi aberta nas estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera. O Metrô está orientando os passageiros por avisos sonoros.
Plataforma lotada na estação Tatuapé após falha na Linha 3-Vermelha — Foto: Beatriz Backes/TV Globo