Por g1 SP — São Paulo


Ambulantes e PMs ficam feridos em confusão durante operação contra o comércio ilegal no Brás

Ambulantes e PMs ficam feridos em confusão durante operação contra o comércio ilegal no Brás

Vendedores ambulantes da região comercial do Brás, no Centro, ficaram feridos na tarde deste sábado (31) durante abordagem da Polícia Militar em uma operação contra o comércio ilegal. Imagens gravadas pelo celular por pessoas que estavam no local mostram os policiais com cassetetes e recolhendo produtos. Uma mulher que estaria entre os ambulantes aparece machucada e com a cabeça ensanguentada.

No confronto três policiais militares ficaram feridos. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, a ocorrência foi registrada como lesão corporal e resistência no 8º Distrito Policial. A confusão foi na Rua Cavalheiro, no Brás.

A SSP diz que "os PMs estavam na região, em atividade delegada, em diligências contra o comércio ambulante, quando foram hostilizados por ambulantes, que passaram a jogar pedras nos PMs. Três agentes ficaram feridos e foram socorridos a hospitais da região. Um homem foi detido e conduzido ao 8º DP".

A Subprefeitura da Mooca informou, em nota, "que não houve confronto dos agentes da Subprefeitura na Operação Delegada na região do Brás". De acordo com a subprefeitura, a ação de fiscalização resultou em 107 apreensões e que, nesses casos, um lacre é colocado sobre o material retido. Eles orientam os ambulantes que, "para recuperar os itens, é necessário comparecer à sede da subprefeitura, apresentar a documentação exigida e seguir os trâmites necessários para a liberação".

É importante ressaltar que representantes dos ambulantes do Brás são frequentemente recebidos pelo Subprefeito e pelo Chefe de Gabinete. Durante essas reuniões, são ouvidas reivindicações e fornecidas orientações sobre como se regularizar e os locais disponíveis para atuação.

Policiais militares reunidos e com cassetetes durante abordagem contra o comércio ambulante no Brás. — Foto: Redes sociais

Os vídeos gravados pelo celular durante a confusão mostram produtos sendo recolhidos e pelo menos três homens com paus nas mãos. Um deles, inclusive, chegou a jogar o que parece ser uma pedra em direção aos policiais.

A equipe da TV Globo conversou com comerciantes do Brás, que disseram enfrentar essa tensão com a polícia há pelo menos três meses, mas que o incidente deste sábado teria sido o mais violento. Por causa do tumulto generalizado pessoas que estavam na rua ficaram feridas e lojistas assustados fecharam os estabelecimentos mais cedo. "Alguns policiais querem mostrar poder e já chegam batendo. Aí os meninos não aguentam e vão pra cima também. Dá uma pancadaria muito grande", conta a comerciante Joanis Cida Barbosa.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!