Diadema tem 426.757 habitantes, segundo o último Censo de 2020 — Foto: Reprodução/Secom
O primeiro turno da eleição para prefeito de Diadema está marcado para 6 de outubro, mas as negociações por alianças e o lançamento de pré-candidaturas estão intensos no município que integra o ABCD Paulista.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), candidatas e candidatos devem ser escolhidos nas convenções partidárias, que serão realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto.
Até o momento, a corrida eleitoral para o cargo de prefeito da cidade tem os seguintes candidatos já confirmados pelos partidos políticos: Gesiel Duarte (Republicanos), José de Filippi Jr. (PT) e Taka Yamauchi (MDB).
Caso a eleição não se resolva no primeiro turno, os eleitores voltarão às urnas em 27 de outubro.
Esta matéria é atualizada à medida que os pré-candidatos são confirmados.
Confira a lista, em ordem alfabética, dos pré-candidatos à Prefeitura de Diadema:
Gesiel Duarte (Republicanos)
Gesiel Duarte é pré-candidato pelo Republicanos — Foto: Reprodução/Redes Sociais
O mineiro Gesiel Duarte de Oliveira, de 55 anos, foi secretário de Gestão de Pessoas de Diadema durante quatro anos. Em suas redes sociais, ele se define como defensor dos direitos do povo, conservador e cristão.
Esta é a segunda vez que Duarte vai concorrer a prefeito. Nas últimas eleições municipais, o republicano recebeu somente 2,49% dos votos. Em 2004 e 2008, ele também tentou se eleger vereador, porém não obteve o número de votos necessários.
Márcio da Farmácia (Podemos)
O ex-deputado estadual Márcio da Farmácia (Podemos) — Foto: Divulgação/Alesp
Márcio da Farmácia nasceu em 17 de junho de 1967, na cidade de Reginópolis, no interior de São Paulo. Filho de Paschoal Giudicio Netto e de Terezinha Ignacio Giudicio, é casado e pai. Estudou em escola pública até o ensino médio, é bacharel em farmácia e também proprietário de uma farmácia.
Foi vereador em Diadema por dois mandatos. Em 2013, assumiu a Secretaria de Obras. Como vice-prefeito, segundo a biografia quando era deputado, teve a revitalização de unidades básicas de saúde, de parques e de núcleos, construção de creches e recapeamento asfáltico.
Também foi deputado estadual até março de 2023, durante a 19ª Legislatura da Assembleia Legislativa de SP (Alesp). O vice de chapa dele na corrida eleitoral de Diadema é médico Ricardo Yoshio.
José de Filippi Jr. (PT)
José de Filippi Jr. é atual prefeito de Diadema e candidato a reeleição — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Aos 66 anos, José de Filippi Júnior é o atual prefeito de Diadema e vai disputar o cargo pela quinta vez. O petista é engenheiro civil formado pela USP com pós-graduação em Políticas Públicas em Harvard, nos Estados Unidos.
Em 1992, Filippi venceu pela primeira vez as eleições municipais, dando início a sua longa trajetória na política. Natural de Espírito Santo do Pinhal, ele ainda foi eleito prefeito em 2000, 2004 e 2020. O candidato também já ocupou uma cadeira na Assembleia Legislativa de São Paulo e na Câmara dos Deputados.
Taka Yamauchi (MDB)
Taka Yamauchi é pré-candidato pelo MDB — Foto: Reprodução/Redes Sociais
O engenheiro e empresário Takaharu Yamauchi, de 45 anos, vai concorrer a prefeito pela terceira vez. Atualmente, ele é presidente do MDB de Diadema e da São Paulo Obras (SPObras), empresa da Prefeitura de São Paulo responsável pelo gerenciamento de projetos e obras de infraestrutura na capital.
Yamauchi também entrou na disputa pelo cargo de vereador em 2012 e de deputado federal em 2022. Em ambas as eleições, o empresário não conseguiu se eleger.