A enfermeira Monica Calazans, de 54 anos, recebe primeira dose da vacina Coronavac contra a Covid-19 no Hospital das Clínicas, em São Paulo, depois que a Anvisa aprovou seu uso emergencial, em 17 de janeiro — Foto: Amanda Perobelli/Reuters
"Vacina” foi eleita a palavra do ano de 2021 por brasileiros ouvidos por uma pesquisa da consultoria Cause e do Instituto de Pesquisa Ideia.
O levantamento foi realizado com amostra representativa da população brasileira de 1.200 entrevistas, entre os dias 6 e 9 de dezembro, e 22% dos entrevistados escolheram “vacina” como a palavra que mais representou o ano de 2021.
Em segundo lugar os entrevistados escolheram a palavra “esperança”, com 17% das preferências, seguida por seguida por “saúde” e “recomeçar”.
O resultado de 2021 coincide com a palavra do ano eleita pelo dicionário Oxford (de língua inglesa): “vax'”, uma abreviação para vacina que, segundo a publicação, foi usada 72 vezes mais esse ano em relação a 2020.
Globo lança nova fase da campanha ‘Vacina, sim’
Anos anteriores
As palavras “Luto”, “Dificuldades” e “mudanças” foram escolhidas pelos entrevistados
- 2021 – Vacina
- 2020 - Luto
- 2019 - Dificuldades
- 2018 - Mudança
- 2017 – Corrupção
Metodologia
Segundo o Instituto Ideia, a pesquisa é realizada há seis anos e as entrevistas foram feitas por telefone por uma equipe de entrevistadores contratados, que aplicam um questionário nos entrevistados.
O processo de escolha da palavra do ano passa por três etapas. Primeiro, 15 especialistas, entre jornalistas, publicitários, pesquisadores e acadêmicos que sugerem palavras que, na visão deles, melhor definiram o ano. São nomes como o antropólogo Roberto DaMatta, a psicóloga e líder de recursos humanos Mafoane Odara, o jornalista Sérgio Rodrigues, a escritora Alice Ruiz e a diretora-executiva do Sistema B Brasil, Francine Lemos.
Em seguida, sócios e estrategistas da Consultoria Cause combinam os conceitos mais citados pelos especialistas com os itens mais pesquisados nas ferramentas de busca e os mais comentados nas redes sociais, diz o instituto.
Após essa etapa, os termos selecionados passaram por votação popular realizada pelo Instituto de Pesquisa Ideia, através das entrevistas.
‘Vacina, sim’: campanha reforça a importância da imunização contra Covid
A margem de erro da pesquisa é de 2.85 pontos percentuais para mais ou para menos.
"A vacina foi catalisadora da esperança dos brasileiros e brasileiras em 2021. A simbologia de chegar a vez de ser vacinado alimentou a expectativa de dias melhores para os milhões que aderiram rápido ao processo de vacinação. Não que a vacinação tenha eliminado as incertezas da população brasileira, mas foi um grande passo de auto-estima, saúde e esperança", afirmou o presidente do Instituto de Pesquisa Ideia, Maurício Moura.