Ambulância (fotos à esquerda e centro) e viatura do Departamento de Saúde (à dir.) foram os mais danificados em furto fracassado na noite de sábado, em Rubinéia (SP), que terminou com a prisão de dois envolvidos — Foto: Mafra News
Após a prisão de dois homens suspeitos de furtar uma ambulância e bater em três veículos do Departamento de Saúde, em Rubinéia (SP), pacientes que fazem tratamento em outras cidades sofreram com os deslocamentos, nesta segunda-feira (25). Com dois veículos a menos, a Prefeitura contabilizou prejuízo de R$ 30 mil. Um dos envolvidos no furto, um homem de 36 anos, praticou o mesmo crime outras vezes.
Ainda, de acordo com o poder público, o prejuízo financeiro é apenas uma pequena parcela dos transtornos causados pelo furto. A seguradora já foi acionada para realizar os reparos nos automóveis.
Com a ambulância e uma viatura fora de operação, o departamento de Saúde está remanejando as viagens de pacientes que precisam de tratamento médico em outros municípios.
A assessoria de comunicação da Prefeitura informou, também, que um novo cronograma de viagens está sendo montado, com a utilização de uma ambulância mais antiga e de veículos que estão em condições de uso.
Pacientes de Rubinéia têm transporte prejudicado após furto e batida de ambulância
Os mais prejudicados são pacientes acamados e aqueles com comorbidades, que precisam se deslocar em ambulâncias que tenham recursos específicos de urgência e emergência.
De acordo com a assessoria, o impacto de dois veículos a menos na frota está no atraso para atender esse público.
A assessoria informou que, nesta segunda-feira (24), quatro pacientes que tinham saída programada para Votuporanga, às 10h, tiveram que seguir às 8h junto com pacientes que foram encaminhado a São José do Rio Preto.
Para o regresso, tiveram que esperar a volta da ambulância depois da última consulta em Rio Preto, marcada para as 16h.
A ambulância e o carro que mais sofreram danos durante o furto foram encaminhados para o conserto. Outros dois carros do departamento de Saúde com danos leves também vão passar por manutenção. O seguro feito pela Prefeitura cobre os reparos.
Reincidente
De acordo com a Delegacia de Polícia de Rubinéia, um dos envolvidos no furto, um homem de 36 anos, praticou o mesmo crime outras vezes.
Nas ocasiões anteriores, ele levou outra ambulância e uma viatura da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
O indivíduo saiu da prisão havia dois meses, informou a delegacia. Na noite deste sábado (23), em companhia do outro suspeito, um homem de 31 anos, ele conseguiu pegar a chave da ambulância e saía com o veículo quando bateu em três carros oficiais estacionados em frente ao Departamento de Saúde de Rubinéia.
Conforme informações da delegacia, apesar da colisão, os dois indivíduos seguiram com a ambulância por alguns metros, passando por cima de guias de sarjeta e trombando em galhos de árvore, até o pneu estourar.
Policiais militares conseguiram localizar os dois nas proximidades. Eles foram levados para o Plantão Policial de Jales, onde foram autuados em flagrante. O suspeito de 36 anos permanece preso, enquanto o mais jovem foi liberado nesta segunda-feira, segundo a polícia.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.