Trecho do Rio Tietê no noroeste paulista se transforma em 'tapete verde'
A proliferação desenfreada de algas transformou trecho do Rio Tietê, em Sales (SP), em um "tapete verde". A situação, que ocorre desde o início do ano, tem preocupado os moradores e pescadores, que sobrevivem do trabalho no rio, conhecido como Barra Mansa.
De acordo com os moradores, o forte odor e a coloração esverdeada da água afastam os peixes e atrapalham o turismo náutico e lazer, afetando diretamente a economia local.
Trecho do Rio Tietê se transforma em 'tapete verde' em Sales (SP) — Foto: Reprodução/TV TEM
O problema, inclusive, foi verificado, ainda neste ano, em vários rios e afluentes do Tietê no noroeste de SP, como em Adolfo, Mendonça, Novo Horizonte e Penápolis (SP).
Conforme a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), órgão responsável pela fiscalização, a reprodução desenfreada de microalgas causa o esverdeamento da água.
Elas se multiplicam devido ao excesso de nutrientes relacionado ao uso de fertilizantes nas plantações de cana-de-açúcar, localizadas às margens do rio, e ao dejeto irregular de esgoto.
Trecho do Rio Tietê se transforma em 'tapete verde' em Sales (SP) — Foto: Reprodução/TV TEM
A recomendação da Cetesb é que, durante esse período, a população evite entrar na água para prevenir alergias e evitar problemas gastrointestinais.
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba.