Por Jussara Bette e Thiago Vasconcelos, TV TEM


Vista aérea da Favela Marte, em São José do Rio Preto (SP) — Foto: Reprodução/TV TEM

Cerca de 670 pessoas passarão por uma transformação a partir de julho. Elas deixarão a Favela Marte, em São José do Rio Preto (SP), e serão transferidas temporariamente para casas alugadas pela ONG Gerando Falcões.

A mudança das famílias vai acontecer para que casas tomem o lugar dos barracos. Psicólogos e advogados também têm acompanhado todo o processo.

“Nós temos advogados que ficam diariamente atendendo a população e trazendo uma maneira de acalmá-los e que eles possam entender os direitos e deveres dentro dessa política de regularização fundiária”, diz Renato Goes, coordenador do plano de regularização fundiária da favela.

Projeto vai transformar barracos da Favela Marte em casas — Foto: Reprodução/TV TEM

“Por mais que vai ter uma mudança muito positiva na vida delas [das pessoas] gera muita insegurança, muitas incertezas e medos e o meu objetivo é o fortalecimento pra gente lidar com esse medo e sair daquela angústia e nomear isso”, afirma Juliana Ferrari, psicóloga da favela.

O projeto da Favela Marte tem o investimento de R$ 58 milhões, começou em 2020 e envolve parceiros, prefeitura, governos do Estado, Federal, iniciativa privada e ONGs, como o Instituto Valquírias World, de Rio Preto.

“Nós trabalhamos ao longo desses quase dois anos o desenvolvimento social e renda. [...] É um processo de reeducação da favela e agora chega esse momento tão esperado pelos moradores, que é o momento da moradia transitória para que comece a construção das moradias dignas”, diz Amanda Oliveira, CEO e fundadora do Valquírias World.

Famílias da Favela de Marte, no interior de São Paulo, vão para moradias temporárias

Famílias da Favela de Marte, no interior de São Paulo, vão para moradias temporárias

Até o fim do mês de julho todos os barracos devem ser demolidos para que as obras de construção de 200 casas comecem. A previsão é que os imóveis fiquem prontos até o fim de 2023.

“A gente conseguiu um projeto que não vai só construir a moradia digna, vai fazer uma transformação social em todas as famílias para que a gente realmente se emancipe. A gente nunca teve tantas oportunidades como as que esse projeto está trazendo para nós hoje”, conta Benvindo Nery Pereira, CEO da Favela Marte.

De acordo com Edu Lyra, fundador e CEO da Gerando Falcões, o que está ocorrendo na Favela Marte é uma mudança sistêmica.

“É toda transformação humana, como por exemplo zerar a fila de desemprego no território. Zerar a fila em creches, zerar o analfabetismo.”

Vista aérea da Favela Marte, em São José do Rio Preto (SP) — Foto: Reprodução/TV TEM

Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba

VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!