Por G1 São Carlos e Araraquara


O motorista de ônibus Geraldo Casalli ajudou estudantes a chegar em local de prova do Enem em São Carlos — Foto: Felipe Lazzarotto/ EPTV

‘Pensei nas minhas filhas, elas já fizeram Enem e poderia ser elas’. A afirmação é do motorista de ônibus Geraldo Casalli, de 53 anos, que mudou o trajeto para ajudar 15 estudantes a chegar no local de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no domingo (5), em São Carlos (SP). Ainda assustado com a repercussão da atitude, ele disse que o dia foi de receber elogios.

Motorista de ônibus ajuda estudantes a chegar no local de prova do Enem em São Carlos

Motorista de ônibus ajuda estudantes a chegar no local de prova do Enem em São Carlos

A história foi relatada no Facebook pela estudante Ângela Silva, que esperava o ônibus junto com outros 14 estudantes. Os veículos para a Unicep, um dos locais de prova da cidade, passaram, mas estavam todos lotados.

“A gente começou a buscar alternativas, começamos a ligar para os táxis, mas tinha espera de uma hora e não ia dar tempo de chegar lá”, disse a estudante, que postou um agradecimento ao motorista, que repercutiu nas redes sociais.

A estudante Ângela Silva postou o agradecimento ao motorista que ajudou a chegar no local de prova do Enem em São Carlos — Foto: Reprodução/ EPTV

Mais 4 km de percurso

A turma conseguiu pegar um ônibus, mas o ponto final da linha ficava longe da Unicep. O motorista não pensou duas vezes e seguiu viagem. “Falei para ficarem ‘frios’, que eu levaria eles até lá. Foi uma festa no ônibus e graças a Deus deu tudo certo”, afirmou Casalli.

Sem a ajuda do motorista, os candidatos teriam que andar mais de 4 km. “As minhas filhas também pegam ônibus e pode acontecer de pegar ônibus errado ou do ônibus quebrar e você perder um compromisso importante. E essa prova é muito importante na vida deles”, destacou, ressaltando que duas filhas, de 23 e 20 anos, já prestaram o Enem e hoje fazem mestrado e graduação.

“No começo fiquei com medo de levar advertência, ser mandado embora. Mas a empresa me apoiou, falaram que eu deveria ter feito isso mesmo. Recebi elogios em todo lugar que fui hoje. Amanhã acho que mais gente vai falar. Estou muito feliz, foi uma bomba e estou até tremendo. Queria que quem passasse [no Enem] entrasse em contato comigo. Ficaria muito grato”, disse.

A estudante ainda está agradecida pela iniciativa do motorista. “Muito obrigada, porque facilitou a nossa vida e não tenho palavras. Foi um anjo”, disse Ângela.

Estudante posta agradecimento a motorista que 'salvou' candidatos do Enem em grupo do Facebook em São Carlos — Foto: Arquivo/ EPTV e Reprodução/ Facebook

Mais linhas de ônibus

Por conta da repercussão do caso e do grande número de estudantes prestando o Enem, a Suzantur decidiu aumentar o número de linhas no próximo domingo (12), segundo dia de provas.

Além das linhas 38 (Gonzaga / Parque Fehr) e 46 (Estação / Araucária) que já chegam até a Unicep Rua Miguel Petroni, 5111 ), a empresa fará o prolongamento de mais quatro linhas a partir das 10h30 até às 13h, com ponto final no Centro Universitário, que são:

  • Linha 27 – Antenor Garcia / Santa Felícia (via Santa Casa)
  • Linha 40 – Antenor Garcia / Santa Felícia (via Rodoviária)
  • Linha 55 – Zavaglia / Arnon de Mello (via Shopping)
  • Linha 41 – Cidade Aracy / Arnon de Mello (via Santa Casa).

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1