ESF Edmundo Ulson em Araras — Foto: Reprodução Google
O furto da fiação elétrica da unidade de saúde Edmundo Ulson, no bairro Tiradentes, em Araras (SP), neste terça-feira (17), causou um prejuízo para a saúde dos moradores.
A falta de energia comprometeu um lote de 1.030 mil vacinas que haviam acabado de chegar e ficaram sem refrigeração.
Furto de fiação em posto de saúde de Araras causa perda de vacinas
De acordo com a Prefeitura de Araras, o lote perdido correspondia ao estoque quinzenal de vacinas e as doses foram descartas.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a previsão é que a sala de vacina volte a funcionar em 15 dias, quando receberem a próxima grade, que é enviada pelo Estado quinzenalmente
Mais notícias da região:
Ainda segundo pasta de Saúde, a grade foi recebida na sexta-feira passada, dia 13 de dezembro, e enviada para a unidade nesta segunda-feira, dia 16 de dezembro, com grande procura de pacientes devido ao acerto de vacinas por parte de beneficiários do Bolsa Família e também para emissão de certificado vacinal para matrícula nas escolas.
Foram descartadas doses de dengue, hepatite A e B, HPV, rotavírus, gripe, sarampo, imuno especial, febre amarela, tetano, entre outras. Uma dose da vacina de imuno especial custa R$ 425, e neste caso, a aplicação é necessária quando a gestante tem sangue negativo e precisa tomar antes do parto.
Os moradores do bairro Tiradentes podem procurar a ESF Antonio Carlos Fabrício, que funciona até as 20h, para se vacinarem. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3543-1522.
Relógio de energia elétrica de unidade de saúde de Araras — Foto: Reprodução/Facebook