Operação investiga suposta fraude de licitação em duas prefeituras da região
As prefeituras de Gavião Peixoto e Nova Europa (SP) foram alvos, nesta terça-feira (10), de uma operação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de São Paulo (Gaeco) e da Polícia Civil, que investiga supostas fraudes em licitações.
Segundo a Polícia Civil, foram apreendidos celulares, notebooks, computadores, pen drives, HDs, documentos físicos e dinheiro em espécie, além de 6 veículos.
A Prefeitura de Gavião Peixoto informou que foram solicitados documentos referentes a licitações e colabora com as investigações. A Prefeitura de Nova Europa informou que operação tem como alvo duas empresas e que nenhum agente público é investigado. (veja abaixo os posicionamentos).
Operação
Dinheiro, celulares e computadores estão entre objetos apreendidos pela Polícia Civil — Foto: Polícia Civil/Divulgação
As equipes estiveram nos prédios das administrações nesta manhã e apreenderam e verificaram documentos nas prefeituras, residências de suspeitos e empresas que prestam serviços aos municípios. Os materiais foram encaminhados para o Ministério Público de Araraquara e serão avaliados.
O promotor de justiça Herivelto Almeida comentou que a investigação já estava em andamento. Não foi informada em qual área aconteceu a suposta fraude.
"Há bastante tempo a delegacia de Polícia de Gavião Peixoto tem inquérito em andamento sobre este assunto, e as buscas de hoje estão vinculadas aos inquéritos. As contratações públicas passam por mais uma gestão dependendo do tipo de contrato que é feito, como construção, aquisição de produtos, e passa de uma administração para a outra", disse.
Prefeituras de Nova Europa e Gavião Peixoto são alvos de operação do Gaeco e Polícia Civil — Foto: Arquivo pessoal
O que dizem as prefeituras
A Prefeitura de Gavião Peixoto informou pelas redes sociais que foram solicitados documentos referentes a licitações. A administração municipal disse ainda que está colaborando com as investigações.
"A Prefeitura de Gavião Peixoto está colaborando com toda a investigação que está sendo realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de São Paulo (Gaeco) e a Polícia Civil. A mesma operação ocorre em Gavião Peixoto e outras cidades da região. Foram solicitados documentos referentes a licitações, desde o ano de 2017, o que foi prontamente atendido pela prefeitura. A prefeitura de está à disposição da justiça e informa que o expediente dos departamentos está ocorrendo normalmente nesta terça-feira (10)", disse em nota.
A Prefeitura de Nova Europa informou por nota que a operação tem como alvo duas empresas e que nenhum agente público é investigado. Confira:
"A equipe do Gaeco interditou as dependências do Paço Municipal no intuito de verificar somente os documentos licitatórios que envolveram duas empresas investigadas. Os funcionários públicos que acompanharam a operação forneceram todos os documentos exigidos para verificação in loco. Ressalta-se que nenhum objeto ou documento foi apreendido no paço municipal. A mesma operação foi realizada em outros municípios da região. A prefeitura de Nova Europa informa que nenhum agente público é investigado", disse.
LEIA TAMBÉM: