Representantes das secretarias de Esportes, Saúde, Trânsito, Segurança Pública e Polícia Militar de Araraquara (SP) se reuniram nesta quinta-feira (24) para discutir estratégias em relação à estrutura dos Jogos Jurídicos Estaduais, que ocorrem na cidade 1º a 4 de maio. O objetivo é evitar que o evento esportivo cause transtornos para os moradores e também aos estudantes. No último domingo (20), um universitário de 22 anos foi baleado nas costas na rua depois de uma partida dos jogos dos cursos de economia.
O Economíadas, que reuniu cerca de seis mil jovens no município, gerou transtornos à população. Nas ruas, carros com o som alto e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Via Expressa transtornos devido ao grande número de estudantes alcoolizados.
Segundo o secretário de Esportes, Geicy Sabonete, o problema deve ser amenizado com o aumento de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) móveis. “Agora vamos ter ambulâncias e UTIs nos pontos da festa, como nos jogos. Faremos outra reunião para montarmos um ambulatório médico no local”, disse.
A PM e a Guarda Municipal vão aumentar as rondas ao redor da Arena da Fonte e do Gigantão. “A intenção é inibir a prática de furto ou algum constrangimento ilegal praticado por flanelinhas. Da parte de alguns estudantes, existe o abuso na ingestão de bebida alcoólica, que leva à prática de atos obscenos e abuso no trânsito”, relatou o capitão Fábio Ricardo Ferreira.
Baleado
O estudante baleado estava com dois amigos na Praça Scalamandré Sobrinho, próxima ao estádio da Arena da Fonte Luminosa. Segundo o boletim de ocorrência, eles passaram por um grupo de pessoas e, após andarem mais cinco metros, escutaram um barulho e o rapaz disse que estava ferido.
Ele foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado à Santa Casa de Araraquara. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o projétil atravessou o tórax. Ele não precisou passar por cirurgia. Ninguém foi preso na ação, segundo a PM.