Educação

Por Ana Marin, g1 São Carlos e Araraquara


Campus da UFSCar em São Carlos 2020 — Foto: Gabrielle Chagas/G1

Entre os dias 22 e 25 de janeiro, estudantes de todo o país, que fizeram o Enem no ano passado, poderão concorrer a uma vaga na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), por meio do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu 2024.

A universidade, que tem campi em São Carlos, Araras, Buri e Sorocaba, oferece 2.917 vagas, divididas em 66 cursos em nove modalidades de concorrência.

Cada curso de graduação tem um peso diferente nas áreas de conhecimento exigidas no Enem. Ou seja, ir bem em determinada matéria pode te ajudar a ingressar na UFSCar em 2024.

Abaixo, o g1 reuniu o peso aplicado em cada área de conhecimento por curso de graduação oferecido neste ano. No final da reportagem, veja também as principais dúvidas e o calendário das inscrições no Sisu.

Como calcular o peso?

Calouros durante trote na UFSCar — Foto: Fabio Rodrigues/G1

Para explicar como funciona o cálculo da média a partir do peso de cada matéria, vamos fazer um exemplo abaixo do curso de Medicina:

  • Redação: 900
  • Linguagens: 890
  • Ciências Humanas: 720
  • Matemática: 800
  • Ciências da Natureza: 880

Para ingresso em Medicina na UFSCar, os pesos aplicados são os seguintes:

  • Redação: 2
  • Linguagens: 2
  • Ciências Humanas: 1
  • Matemática: 1
  • Ciências da Natureza: 2

Para calcular a média, o candidato deve primeiro multiplicar a nota pelo peso correspondente. Exemplo: 900x2 = 1.800 / 890x2 = 1.780 / 720x1 = 720 / 800x1 = 800 / 880x2 = 1.760.

Depois de fazer isso com todas as notas, o candidato deve somar todos os resultados e dividir pelo valor total dos pesos, que é 8. Neste caso, a soma dá 6.860/8 = 857,5. Assim, a nota média do candidato foi 857,5 para o curso de Medicina na UFSCar.

Cronograma e dúvidas do Sisu

➡️ Poderei escolher em qual semestre vou entrar na faculdade? Não. Caberá à universidade, por meio da ordem da lista de classificação de candidatos, selecionar quem estudará em cada semestre.

➡️ Quem está apto a participar? Alunos que tenham feito o Enem 2023 e tirado nota acima de zero na redação. Treineiros não serão aceitos.

➡️ Quantas opções de vaga cada um escolhe? Na inscrição, o candidato deve selecionar até duas opções de vaga, que podem ser alteradas quantas vezes ele quiser, entre 22 e 25 de janeiro. Valerão as que estiverem marcadas no sistema às 25h59 do dia 25. Uma dica é monitorar as notas de corte parciais divulgadas pelo Inep a cada madrugada. Elas dão uma boa noção das chances de classificação em cada curso.

➡️ As cotas continuarão valendo? Sim, mas com uma mudança.

  1. Todos os candidatos concorrerão, primeiramente, às vagas de ampla concorrência.
  2. Caso não alcancem as notas nesta modalidade e façam parte de algum dos grupos de cotas (os critérios são de raça e de renda), aí, sim, entrarão na disputa pelo benefício.
  3. Com isso, se uma pessoa autodeclarada preta, por exemplo, tirar uma nota mais alta que a exigida na ampla concorrência, será aprovada na "lista geral" e não tirará a vaga de um cotista com desempenho mais baixo.

Até o Sisu 2023, quem tinha direito às cotas já participava, desde o início, de uma classificação à parte, separada da ampla concorrência.

➡️ Qual o cronograma?

  • Inscrições: de 22 a 25 de janeiro de 2024
  • Resultados da 1ª chamada: 30 de janeiro de 2024
  • Matrículas: 1º a 7 de fevereiro de 2024
  • Participação na lista de espera: manifestar interesse entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024
  • Resultado das listas de espera: datas serão definidas por cada universidade

REVEJA VÍDEOS DA EPTV:

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!