Por g1 Santos


Mosca (imagem ilustrativa) — Foto: Creative Touch Imaging Ltd/NurPhoto/IMAGO/DW

Quem nunca se viu incomodado por uma mosca? Essa situação é quase corriqueira, mas poucos podem dizer que foram rodeados por uma verdadeira 'nuvem' delas, como aconteceu com o servidor público Renato Pereira, de 47 anos, em um cemitério de Iguape (SP). O incidente levanta, então, uma importante questão: Qual é a real importância desse inseto para o meio ambiente?

Assim como os outros insetos, as moscas são essenciais para o funcionamento dos ecossistemas. O biólogo e parasitologista Fábio Lopes explicou ao g1 que elas desempenham um papel importante na dinâmica ecológica, competindo com outras espécies por recursos como alimento e habitat.

Essa competição contribui para o equilíbrio das populações e para o controle de outras espécies. Elas servem de alimento, por exemplo, para morcegos, sapos, lagartos, besouros, louva-deus e outras famílias de moscas.

O especialista ressaltou que existem mais de quatro mil espécies de moscas descritas, que é quando um organismo já foi formalmente relatado em artigo científico. Destas, 300 foram encontradas apenas no Brasil. De acordo com Fábio, cada uma delas foi adaptada para o ecossistema que se instalou.

🪰Mas... Por que as moscas ficam em cima das pessoas?

Em geral, segundo o biólogo, as moscas "lambem" os seres humanos. Mas, o especialista explicou que as fêmeas da espécie conhecida como mutuca, da família Tabanidae, são uma das exceções e "picam" animais e pessoas para se alimentarem de sangue.

Homem é cercado por 'nuvem' de moscas e se diverte em cemitério de Iguape (SP) — Foto: Arquivo pessoal

🏥As moscas oferecem perigo aos humanos?

As lambidas podem irritar as pessoas, mas as picadas podem ser doloridas e trazer doenças. Isto acontece, de acordo com Fábio, se as moscas estiverem infectadas e picarem por tempo suficiente para transmitir o agente infeccioso ou parasitário.

◼ Casos em seres humanos são raros, mas não se pode descartar a transmissão. As principais são:

  • Tularemia: Doença que atinge a pele, olhos e pulmões;
  • Loíase: Infecção que afeta o olho, comum no continente africano.

◼ Nos animais, elas transmitem as seguintes doenças:

  • Anemia infecciosa equina (AIE): Altamente contagiosa e fatal, que não tem cura e afeta equídeos, como cavalos, jumentos e burros;
  • Tripanossomo bovino: Doença infecciosa que atinge ruminantes, como bovinos, ovinos e caprinos.

Formiga é atacada por mosca decapitadora de cabeças — Foto: César Favacho

📍Quais são os locais mais comuns de encontrá-las?

De acordo com o biólogo, as moscas costumam depositar ovos em matéria orgânica em estado de decomposição, de origem vegetal ou animal. Elas podem ser encontradas em áreas que favorecem o desenvolvimento de larvas, com alta umidade e chuvas frequentes, como:

🪦Cemitérios
🐂Locais com bois, porcos, cavalos e cabritos de criação, como fazendas
🗑️Lixeiras
🍃Mata
🥩Áreas de manipulação de alimentos sem telas

🍫Do que as moscas se alimentam?

Em geral, esses insetos costumam se alimentar de fezes, secreções, produtos animais e vegetais em decomposição e açúcar. De acordo com a Secretaria de Saúde de São Paulo, as moscas não conseguem ingerir nada sólido, então jogam a saliva sobre a comida para poder ingeri-lo.

Fábio acrescentou que algumas espécies, como as mutucas, ingerem outros tipos de alimentos. As fêmeas se alimentam de sangue, enquanto os machos de néctar.

Morador de Iguape (SP) foi cercado por moscas em cemitério da cidade — Foto: Arquivo pessoal

☀️Quais são os períodos mais fáceis de encontrá-las?

O especialista explicou que existem períodos do ano em que a presença de moscas é mais intensa, geralmente durante a primavera e o verão. A maioria das espécies são diurnas e costuma ser mais ativas nos períodos de sol, outras têm picos de atividade em horários específicos.

Fora deste período, Fábio disse que elas não somem. "A presença é menos incômoda pois a população diminui [há menos locais para a deposição de ovos]".

🚫Como evitar um ataque de moscas?

Segundo o biólogo, a pessoa deve usar os seguintes itens:

🪰Repelente
👒Chapéu com um véu no rosto
👚Roupas leves e claras de mangas e calças compridas facilitam a detecção da mosca no corpo

Relembre o caso

Homem é cercado por 'nuvem' de moscas e se diverte em cemitério de Iguape, SP

Homem é cercado por 'nuvem' de moscas e se diverte em cemitério de Iguape, SP

Renato Pereira, de 47 anos, foi cercado por uma 'nuvem' de moscas enquanto trabalhava no Cemitério do Prelado, no bairro Vila Garcês, em Iguape (SP). Apesar do incômodo com os insetos, ele encarou o momento com bom humor e gravou um vídeo.

"Só para registrar o carinho que essas mutucas [tipo de mosca] têm com a gente que chega aqui. É um carinho, uma alegria tão grande", brincou o servidor. "É que nem um cachorro em casa, beija orelha, beija o nariz, aquela alegria. Se você abrir a boca, beija até a sua língua", continuou.

Renato contou ao g1 que trabalha há 12 anos fazendo manutenção no cemitério e os insetos "incomodam bastante", fazendo a pele doer e coçar. No entanto, ele explicou não ter encontrado nada para espantá-los, então passa todo o período com uma 'nuvem' de moscas na cabeça.

As imagens mostram as moscas ao redor do servidor, sendo que algumas chegaram a pousar no rosto dele e na câmera do celular. Em determinados momentos, é possível escutar o zumbido dos insetos.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!