Por g1 Santos


Detento que fugiu durante 'saidinha temporária' é capturado em Iguape, SP

Detento que fugiu durante 'saidinha temporária' é capturado em Iguape, SP

Um detento foi capturado após deixar o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Mongaguá, no litoral de São Paulo, durante uma saída temporária e não voltar ao sistema prisional. O homem, de 28 anos, foi localizado em Iguape (SP), a mais de 150 km de distância da prisão.

Conforme apurado pelo g1, o detento tem diversas passagens criminais, incluindo furto, receptação e tráfico de drogas. O homem já passou por diversas penitenciárias da Baixada Santista e Vale do Ribeira, mas foi transferido ao CPP de Mongaguá em setembro deste ano.

Ele saiu temporariamente da prisão no dia 17 de setembro sob a determinação de retornar no dia 23. Conforme registrado em boletim de ocorrência (BO) sobre a captura, PMs patrulhavam o bairro Rocio, em Iguape, na manhã de segunda-feira (28), quando viram o detento caminhando na Alameda Santos.

De acordo com o registro policial, o homem é "conhecido" entre os agentes. Ele foi abordado e, apesar de nada de ilícito ter sido encontrado, a corporação confirmou o status de "procurado".

Detento foi capturado em Iguape, no litoral de São Paulo — Foto: Reprodução

O homem foi conduzido à Cadeia Pública de Registro, onde ficou à disposição da Justiça. Ainda segundo o boletim de ocorrência, a irmã dele foi avisada sobre a prisão. O caso foi registrado como captura de procurado na Delegacia de Iguape.

Por meio de nota, a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) disse que o foragido cumpria regime semiaberto. Por não ter retornado à prisão, contudo, ele perdeu esse direito.

"Quando o preso não retorna à Unidade Prisional após saída temporária, é considerado foragido e perde automaticamente o benefício do regime semiaberto, ou seja, quando recapturado, volta ao regime fechado, o que aconteceu no caso acima", explicou.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!