Curso forma agricultores do futuro no Vale do Ribeira
Um curso do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com o município de Sete Barras, no interior paulista, está ensinando jovens entre 14 e 17 anos da rede estadual de ensino a cultivar diversas espécies de hortaliças. O curso é de graça e acontece em espaço da Secretaria Municipal de Assistência Social.
O curso Jovem Agricultor do Futuro começou na cidade em maio e vai até novembro, e atende atualmente a 15 alunos, com aulas teóricas e práticas sempre de segunda a quinta-feira. O objetivo é fazer com que os jovens evitem o êxodo rural, ou seja, a saída do campo, já que parte deles vive na área rural.
Para o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Cláudio Garrafão, a parceira do curso com o município é muito importante. "Pouco mais da metade da nossa população vive na zona rural. Possibilitar esse aprendizado para o jovem se manter no campo é fundamental para o crescimento sustentável do município", disse.
Alunos participam do curso Jovem Agricultor do Futuro — Foto: Rinaldo Rori/G1
Uma horta educativa foi produzida pelos alunos no próprio espaço da Assistência Social. O objetivo é que, além do aprendizado que o aluno tem na prática, o que for cultivado seja destinado, também, a famílias atendidas pelo Fundo Social.
Pedro Henrique Benedetto Rosa, de 16 anos, é um dos alunos do curso. O que ele aprende nas aulas aplica em um sítio da família.
"Eu estou gostando bastante do curso, aprendendo coisas novas, tendo mais prática para a parte rural, e estou aplicando no sítio do meu avô. Eu ensino para ele coisas que ele não sabe, como plantio", comenta.
Jovens visitaram propriedade particular em Sete Barras — Foto: Rinaldo Rori/G1
Nesta segunda-feira (5), os alunos realizaram uma visita técnica de campo. Eles foram até uma propriedade no bairro Raposa, a 15 km do Centro. No local, o produtor tem uma plantação de hortaliças.
Os jovens tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre a importância da irrigação, controle de pragas, e o que fazer para que as verduras possam ser colhidas no tempo certo. Para Gabriel Pedroso dos Santos, de 14 anos, a experiência no campo faz diferença.
"Eu sempre gostei muito do campo, porque desde criança fui criado no campo, está sendo bem legal", diz.
A formatura da turma ocorrerá em dezembro. Até lá, o Senar quer fazer do programa uma ferramenta importante de motivação para quem mora no Vale do Ribeira e gosta do campo, como explica a coordenadora do Senar na região, Joselma Maria da Silva.
"O programa trabalha várias oficinas, vai mostrar para eles, fazer com que eles se desenvolvam junto com os seus pais, e continuem na sua área, na sua propriedade", conclui.