29/11/2015 13h49 - Atualizado em 29/11/2015 14h19

Jovem perde a hora rezando e chega na contramão para fazer a Fuvest

Estudante chegou exatamente às 13h e conseguiu entrar após correria.
No total 2.726 candidatos se inscreveram para realizar a prova em Santos.

Rafaella MendesDo G1 Santos

Um jovem quase perdeu a oportunidade de fazer a primeira fase da prova da Fuvest em Santos, no litoral de São Paulo. Ele estava rezando na igreja, antes da prova, e acabou perdendo a hora. O estudante chegou às 13h em ponto e foi o último a entrar na Universidade Santa Cecília neste domingo (29).

O estudante, que não foi identificado, chegou com o pai em uma moto pela contramão. "Estávamos na Igreja e nos atrasamos. Ainda bem que deu tempo. Ele precisa passar em uma Universidade federal", disse o pai do menino, Airton Luiz, que foi embora logo depois que o filho entrou para fazer a prova.

Os portões abriram por volta das 12h30 e o tempo para a conclusão da prova é de 5h. Em Santos, no litoral de São Paulo, a prova está sendo realizada na Universidade Santa Cecília (Unisanta) e na Universidade Paulista (UNIP). No total, 2.726 candidatos se inscreveram para realizar a prova na Baixada Santista. 

Estudantes se abrigaram em barracas por causa da chuva, antes do vestibular da Fuvest, em Santos (Foto: Rafaella Mendes/G1)Estudantes se abrigaram em barracas por causa da chuva, antes do vestibular (Foto: Rafaella Mendes/G1)

Os candidatos que chegaram por volta das 12h, uma hora antes da prova, foram surpreendidos por uma forte chuva. Eles se abrigaram em barracas cedidas pelos cursinhos pré-vestibulares e escolas que montam estruturas de apoio aos estudantes no dia da prova da Fuvest. Depois, a universidade liberou a entrada dos candidatos, que ficaram no pátio da unidade.

Estudante levou lanche para a prova da Fuvest, em Santos (Foto: Rafaella Mendes/G1)Estudante levou lanche para a prova da Fuvest,
em Santos (Foto: Rafaella Mendes/G1)

Isabela Alves de Goes, de 44 anos, mora na Área Continental de São Vicente e teve que pegar dois ônibus. Ela levou 1h15 para chegar ao local da prova. "A chuva poderia ter atrapalhado mais. Ainda bem que cheguei cedo. Sai de casa 10h40 para não atrasar", disse.

O estudante Vítor Cassiano Uchoa, de 18 anos, estava confiante para realizar a prova.  "Estudei o ano inteiro e estou aqui agora para dar o meu melhor. Espero conseguir", falou. Já Rodrigo Lima Casemiro, de 17 anos, foi fazer a prova sem muitas pretensões. "Eu não me preparei nada para prova. Não sou muito estudioso e vim fazer com a cara e a coragem. Espero que os lanches ajudem", comentou.

Isabela Alves de Goes demorou 1h15 para chegar no local da prova, em Santos (Foto: Rafaella Mendes/G1)Isabela Alves de Goes demorou 1h15 para chegar no local da prova, em Santos (Foto: Rafaella Mendes/G1)

Fuvest
Ao todo, 142 mil candidatos se inscreveram para concorrer a 9.568 vagas da USP e 120 para o curso de medicina da Santa Casa de São Paulo. A prova da primeira fase do vestibular 2016 teve inicio às 13h e o candidato só poderá deixar o local da prova a partir das 16h. O exame será realizado em 65 escolas de da Região Metropolitana de São Paulo e 56 no interior do Estado. O resultado do gabarito desta primeira fase da prova de 90 questões de múltipla escolha será divulgado por volta das 19h30.

A prova tem 90 questões de múltipla escolha e com conteúdo de disciplinas de ensino médio. O tempo total para os candidatos fazerem a prova é de 5h e para orientar os candidatos da prova sobre o tempo a Fuvest criou um sistema para avisar o tempo que falta para o final do exame.

Para realizar o exame, os candidatos devem levar seus documento original de identidade (com foto) e caneta esferográfica (tinta azul ou preta) e lápis e borracha para rascunho. Durante a prova água e alimentos leves, são permitidos. Lembrando que os candidatos não poderão usar em qualquer local onde a prova estará sendo aplicada como, aparelhos celulares ou qualquer outro equipamento eletrônico.