da Unisantos (Foto: Divulgação/Unisantos)
O professor, sociólogo e ex-pró-reitor comunitário da Universidade de Católica de Santos (Unisantos), Cláudio José dos Santos, morreu na noite deste domingo (18), em Santos, no litoral de São Paulo.
Segundo informações obtidas pelo G1, o professor sofreu uma queda em casa e foi internado neste domingo em um hospital de Santos e, no período da noite, veio a falecer aos 71 anos. Ele era casado com Ângela Cancherini, deixou os filhos Flávia, Thiago, Diego e Rafael.
O corpo do professor foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Santos na manhã desta segunda-feira (19). O corpo será velado a partir das 14h, na Santa Casa de Misericórdia de Santos e a cerimônia de cremação, acontecerá às 18h, no Memorial Necrópole Ecumênica de Santos.
Cláudio José dos Santos era formado em Pedagogia e pós-graduado em Ciências Socias. Ele foi professor de Sociologia em diferentes cursos por mais de 40 anos na Universidade Católica de Santos, onde exerceu, também, o cargo de Pró-Reitor Comunitário por duas gestões (2006/2009 e 2010/2013). Em 1991, ele foi o idealizador e coordenador da Universidade Aberta para a Terceira Idade. Cláudio José dos Santos é autor dos livros “Universidade Aberta para a 3ª Idade – Um caminho de vida” e “Chagas da Inconfidência”, da Editora Universitária Leopoldianum.
Atualmente, era docente no curso de licenciatura em Música, onde idealizou o Festival Sociologia e Música. Exercia também o cargo de coordenador do Projeto Cultural da UniSantos, que reúne grupos de teatro, orquestra sinfônica, coral, varal de poesias e espaço parada musical, entre outros. Além disso, ele ministrava cursos e palestras na Argentina.