O lançamento da primeira unidade do Núcleo Especial Criminal (Necrim), serviço da Polícia Civil que agiliza e soluciona infrações de menor potencial ofensivo, aconteceu na noite desta quarta-feira (5), em Santos, no litoral de São Paulo.
A cerimônia foi realizada na faculdade de Direito, na Universidade Católica de Santos, (Unisantos) e contou com a participação de Yousseff Chain, delegado geral do Estado de São Paulo, além de policiais e estudantes. O Necrim agiliza e soluciona infrações de menor potencial ofensivo. O núcleo vai funcionar no mesmo prédio do juizado civil de pequenas causas e é o primeiro da Baixada Santista.
"Ele atua nos pequenos delitos, promovendo acordos, principalmente em acidentes de trânsito, problemas em condomínio. Quando um cidadão procura o distrito policial apresentando uma ocorrência que se enquadra nesses delitos de menor potencial ofensivo, automaticamente, já vai sair intimada ao Necrim, as duas partes, para tentar uma reconciliação", explicou Yousseff Chain, delegado-geral da Polícia Civil.
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, de janeiro a junho deste ano, 89% dos acordos foram firmados por meio da conciliação.