Programa Mais Médicos — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A rede de saúde pública da Baixada Santista e do Vale do Ribeira, no litoral e interior de São Paulo, respectivamente, recebem 49 novos médicos. Os profissionais são destinados aos municípios por meio do 38° ciclo do programa Mais Médicos, do governo federal.
Segundo o Ministério da Saúde, o estado de São Paulo foi contemplado com 457 médicos selecionados no edital do programa. Do número total, 35 atenderão a região da Baixada Santista e 14 no Vale do Ribeira (confira os municípios abaixo).
O programa federal foi retomado em 2023, após não ter continuidade a partir de 2019. A iniciativa busca garantir atendimento médico principalmente em regiões de vazios assistenciais, ou seja, onde não há disponibilidade de ações, serviços e políticas de saúde.
Além disso, o programa permite aos profissionais a oportunidade de qualificação e aperfeiçoamento em saúde da família e comunidade, com incentivos e benefícios para atuação em áreas mais vulneráveis.
Baixada Santista
Segundo o Ministério da Saúde, oito municípios da Baixada Santista foram contemplados com vagas, sendo destinados oito médicos em Praia Grande, sete em São Vicente, seis em Santos e Guarujá e cinco em Peruíbe. Apenas um profissional será destinado para Itanhaém, Bertioga e Mongaguá.
Segundo a Prefeitura de Praia Grande, o município foi contemplado com oito vagas, mas não há uma data de previsão nem estão definidas quais unidades eles deverão ser destinados.
Ao g1, a Prefeitura de São Vicente informou que, das vagas destinadas ao município, quatro delas foram preenchidas até o momento. Os profissionais da saúde se reunirão na Secretaria de Saúde nesta terça-feira (27) para o direcionamento dos locais onde irão atuar.
Já a Prefeitura de Santos informou que há seis vagas para profissionais médicos, sendo que quatro foram preenchidas. Os profissionais foram destinados às policlínicas Piratininga, Areia Branca, São Bento e Nova Cintra, e já iniciaram os atendimentos.
A Prefeitura de Peruíbe disse que os três profissionais do 38º ciclo do programa foram alocados nas Unidades de Saúde da Família (USAFAs) Santa Isabel, Vila Peruíbe e Guaraú.
Vale do Ribeira
Já no Vale do Ribeira, os profissionais serão distribuídos em cinco municípios: oito médicos serão destinados para Registro, três para Apiaí e outros três em Itapirapuã Paulista, Juquiá e Miracatu, sendo um profissional para cada município.
O g1 entrou em contato com os demais municípios contemplados, mas não teve retorno até a última atualização da reportagem.
Brasil
Neste ciclo, o programa ofertou 3.177 vagas e recebeu 33.014 inscrições em todo o Brasil. Do total, 95% foram preenchidas por profissionais que possuem registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) do Brasil.
Os 5% restantes das vagas foram preenchidos por brasileiros formados no exterior. Na região Sudeste, serão alocados um total de 853 profissionais e, atualmente, 24.894 médicos e médicas atendem todo o país.