Culinária #013: Aprenda a fazer um risoto de funghi com iscas de carne
A consultora de Gastronomia Carla Matos, de Santos, no litoral de São Paulo, ensina a fazer um risoto de funghi com iscas de carne. Segundo ela, esse risoto tem dois segredos, a utilização do conhaque e do molho de soja e uma mistura especial feita com o molho do funghi e o caldo de carne. O prato é super requintado e serve até quatro pessoas.
Ingredientes
- 200 gramas de arroz arbóreo
- 2 tabletes de caldo de carne
- 1 e ½ cebola
- 3 colheres de sopa de manteiga
- 100 gramas de cebolinha
- 500 gramas de alcatra
- 200 gramas de funghi
- 200 gramas de creme de leite
- 120 ml de conhaque
- 120 ml de molho de soja (shoyo)
- 100 gramas de queijo parmesão ralado
Modo de preparo
Deixe o funghi de molho em água fervente por 30 minutos. Depois, separe a água do funghi. Misture a água do funghi com dois tabletes de caldo de carne para fazer um molho. Reserve.
Em uma panela, com o fogo baixo, derreta uma colher de sopa de manteiga e adicione a alcatra. Deixe fritar. Coloque metade da quantidade indicada de molho de soja e deixe cozinhar. Com a carne pronta, retire os pedaços de carne da panela e deixe o caldo.
Adicione mais uma colher de sopa de manteiga e espere derreter. Coloque os cogumelos e metade da quantidade indicada de conhaque. Deixe evaporar o álcool. Com os cogumelos prontos, retire-os e mantenha o caldo na panela.
Jogue o resto da manteiga na panela. Em seguida, adicione a cebola. Deixei dourar e coloque o arroz arbóreo. Acrescente o resto do conhaque e todo o molho feito com o caldo de carne. Mexa bem. Quando começar a ferver, coloque o funghi. Depois, adicione o creme de leite e misture até o arroz chegar ao ponto de um risoto bem cremoso. Por fim, coloque o queijo ralado.
Passe o risoto para uma travessa, coloque a carne por cima, um pouco mais de queijo parmesão e decore com cebolinha picada.
Bom apetite!
Risoto de funghi com iscas de carne, da consultora Carla Matos — Foto: Mariane Rossi/G1
Risoto de funghi com iscas de carne, da consultora Carla Matos — Foto: Mariane Rossi/G1