Bacalhau com cebolas caramelizadas e linguiça é ideal para o Natal
O bacalhau é o carro-chefe das ceias de muitos brasileiros no Natal. As receitas de família sempre fazem sucesso, pois unem sabor e tradição. O chef de cozinha Eduardo Lascane compartilha dessa ideia. Na família dele, o bacalhau sempre foi presença garantida no fim do ano. Por isso, ele criou uma receita especial de bacalhau com linguiça (veja acima).
Em entrevista ao g1, o chef explicou que lembra das tias preparando o peixe para a ceia de Natal. Depois, quando se tornou cozinheiro, o bacalhau permaneceu nos momentos de celebração. Lascane comandou o Elo Gastronomia, em Santos, no litoral de São Paulo, e criou um bacalhau especial para o restaurante, que não existe mais.
Por anos, a receita foi uma das mais pedidas. O bacalhau era cozido em baixa temperatura a vácuo e imerso em azeite. Depois, coberto com cebolas caramelizadas, azeitonas pretas e cubinhos de linguiça portuguesa. O prato também acompanha batatas ao murro.
O chef resolveu compartilhar essa receita com o g1. Ele explica que fez várias adaptações para que a receita possa ser reproduzida em casa. Todo o preparo pode ser feito na frigideira e no forno, e leva poucos minutos (veja a receita completa em vídeo ou abaixo).
"No restaurante utilizamos uma técnica moderna de cocção a vácuo, conhecida como "Sous Vide", para atingir uma consistência incrível e manter todo o sabor e nutrientes do bacalhau. Adaptamos esta receita para que possa ser reproduzida em casa", explicou Lascane.
Bacalhau com cebolas caramelizadas e linguiça, sucesso em restaurante, é ideal para o Natal — Foto: Mariane Rossi/g1
Confira a receita
Ingredientes
- 4 postas de bacalhau dessalgado
- 4 batatas grandes
- 2 cebolas em fatias finas
- 4 dentes de alho
- 1/2 linguiça portuguesa cortada em cubinhos pequenos
- 500 ml de azeite extra virgem
- Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo: Em uma panela, coloque as cebolas para dourar bem com um pouco de azeite. Mexa constantemente para não queimar e amargar a receita. O objetivo é caramelizar as cebolas (bem douradas) e, se necessário, acrescente pequenas colheres de água ao longo deste processo. Escorra e reserve.
Coloque 2 litros de água para ferver, cozinhe as batatas inteiras e reserve. Frite os cubinhos de linguiça portuguesa em um pouco de azeite até que fiquem sequinhos e crocantes. Se necessário, escorra e, em seguida, reserve.
Em uma assadeira, coloque as postas de bacalhau e as batatas (levemente esmagadas, como batatas ao murro). Cubra cada posta de bacalhau com uma generosa porção de cebolas caramelizadas, regue tudo com bastante azeite e asse tudo por 15 minutos em forno a 180 graus.
Montagem: Em um prato coloque a batata, sobre ela disponha o bacalhau já coberto de cebola caramelizada. Regue o preparo com o caldo da assadeira por cima de tudo e coloque os cubinhos crocantes de linguiça portuguesa. Pôde-se acrescentar salsinha ou coentro finamente picado para decorar.
Bacalhau com cebolas caramelizadas e linguiça, sucesso em restaurante, é ideal para o Natal — Foto: Mariane Rossi/g1