Culinaria #013

Por Mariane Rossi, g1 Santos


Culinária 013: Bolinho de bacalhau é feito há mais de 50 anos por família portuguesa

Culinária 013: Bolinho de bacalhau é feito há mais de 50 anos por família portuguesa

Se tem uma iguaria que faz sucesso entre os brasileiros é o bolinho de bacalhau. Em Santos, onde a cultura portuguesa está presente em vários cantos, ele é o rei dos botecos. Uma das receitas mais antigas e conhecidas é a do Bar Goiás, comandado há mais de 50 anos por uma autêntica família portuguesa.

Com 13 anos, Fernando Rodriguez saiu de Arouca, em Portugal, e veio para o Brasil. O imigrante chegou a Santos em 1965, junto com seu irmão Antônio de 11 anos e a mãe Olinda, para encontrar o pai Alberto que já morava em Santos. Em 1968, os primos dele adquiriram o Bar Goiás, localizado na rua de mesmo nome. Fernando trabalhou por quatro anos com a família. Depois, atuou como balconista, cozinheiro e garçom em outros comércios da cidade.

Aos 20 anos, em 1972, ele voltou ao estabelecimento da família, dessa vez, como sócio do Bar Goiás. Já em 2006, o filho Rafael, que acompanhou desde menino o crescimento do bar e a paixão dos pais pelo negócio, comprou a parte dos primos e agora está a frente do estabelecimento.

Com as portas abertas há mais de 50 anos, o bar carrega em suas paredes fotos que contam um pouco da história da família portuguesa. Os azulejos antigos se mantêm firmes. A bandeira vermelha e verde, esticada no fundo do bar, não nega as origens do proprietário.

Rafael e o pai Fernando comandam o bar Goiás, em Santos, famoso pelo bolinho de bacalhau — Foto: Mariane Rossi/g1

Bolinho de bacalhau

O menu que conquistou os clientes sempre foi com cara de boteco e com delícias da culinária portuguesa. Quando voltou ao bar, Fernando adicionou novas receitas e deu uma cara de restaurante ao local, trazendo pratos à la carte. Entre as opções mais pedidas estão o bacalhau, o frango a passarinho e os pastéis.

A receita mais famosa é a do bolinho de bacalhau, considerado um dos melhores de Santos (veja a receita abaixo ou no vídeo). Ele é servido de forma individual ou em porções, acompanhado de limão ou do molhinho de pimenta feito na casa.

O bolinho é crocante, bem sequinho e com um generoso recheio de bacalhau. O segredo é o equilíbrio perfeito entre a quantidade de batata e de peixe. Segundo Fernando, o tempero faz a diferença.

“Essa receita é tradicional. A gente dá uma aperfeiçoada de um para o outro. Sempre coloca alguma coisa a mais dos outros. Você ganha cartaz, venda e faz um público diferente. A diferença é o tempero e um azeite bom”, disse Fernando.

Bar Goiás, em Santos, famoso pelo bolinho de bacalhau — Foto: Mariane Rossi/g1

Na casa, a iguaria é preparada com o bacalhau Gadus Morhua Porto Imperial, considerado um dos melhores para esse tipo de receita. As peças de peixe vêm em caixas da Noruega e de Portugal, quase toda semana. Na cozinha, os bolinhos são preparados um a um. Só quando o cliente faz o pedido, é que eles são fritos.

“O meu não perde para o lá [Portugal]. Tem freguês meu que come lá e come aqui. Eu também como. A diferença do meu é que o nosso aqui, o freguês chega e a gente frita na hora. Lá, não frita na hora”, explica ele.

Fernando tem um jeito especial de consumir o petisco preferido do bar. No pratinho, ele misturar o molho de pimenta com azeite de boa qualidade, passa o bolinho e se delicia.

A receita é mesmo o carro-chefe. Mas, para a família, a união, a perseverança e muito trabalho foram os ingredientes necessários para transformar um simples comércio um dos bares mais tradicionais da cidade.

“É uma casa portuguesa com certeza, como costumam falar. [...] agora passando a receita para o filho, o filho para o neto. Eu não sei se vou ver. Mas, é bom que siga para frente. O que é bom não pode deixar de vender”, diz seu Fernando.

Português Fernando Rodriguez está a frente do bar Goiás desde a década de 70, em Santos — Foto: Mariane Rossi/g1

Receita

A receita rende cerca de 100 bolinhos pequenos

Ingredientes

  • 2 kg de bacalhau (Gadus Morhua Porto Imperial)
  • 1,5 kg batata asterix
  • 6 cebolas grandes
  • 4 xícaras (chá) de farinha de rosca
  • 3 xícaras (chá) de salsinha picada
  • Óleo de algodão
  • Sal, azeite e pimenta a gosto

Modo de preparo: Descasque as batatas, corte a cebola em cubos pequenos e pique a salsinha. Cozinho o bacalhau já limpo. Em seguida, utilize a mesma água para cozinhar as batatas. Quando já estiverem macias, retire as batatas da panela e amasse bem. Desfie o bacalhau em um recipiente separado. Junte todos os ingredientes e faça o formato dos bolinhos, com a ajuda das mãos ou de duas colheres. Frite os bolinhos de bacalhau em uma panela com óleo quente até dourar.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!