Tiramisu preparado pela confeiteira Bruna Picchetto, em Santos — Foto: Mariane Rossi/g1
O tiramisu é uma clássica sobremesa italiana. Ela é feita com camadas de creme, biscoitos embebidos em café e cacau em pó.
A confeiteira Bruna Picchetto, de Santos, é descendente de italianos. Nas festas de fim de ano, ela conta que a família esperava essa época para preparar o tiramisu.
Bruna explica que o doce foi criado na região da Toscana, embora muitas regiões da Itália se considerem criadoras do tiramisu. Segundo a confeiteira, a sobremesa original é preparada com os biscoitos champanhe embebidos em café, alternados com um creme preparado com queijo mascarpone e polvilhada com cacau em pó. (veja a entrevista no vídeo abaixo).
#Culinária013: Saiba como fazer o clássico italiano tiramisu
A confeiteira explica que, com o passar dos anos, a receita ganhou várias versões pela falta de alguns ingredientes italianos. No Brasil, como o queijo mascarpone é mais difícil de ser encontrado e mais caro.
Por isso, para fazer em casa, a confeiteira sugere uma outra combinação com cream cheese e creme de leite fresco. Para isso, é preciso fazer um chantilly, um merengue e creme com as gemas. A mistura deles resultará no creme do tiramisu.
Com o creme pronto, é só montar as camadas e deixar o doce na geladeira por pelo menos 6 horas para servir na temperatura ideal. A confeiteira sugere servir com frutas, como o morango (confira a receita abaixo ou no vídeo acima).
Confeiteira Bruna Picchetto durante entrevista à jornalista Mariane Rossi, do g1 — Foto: g1
Confira a receita de tiramisu da confeiteira Bruna Picchetto:
Ingredientes
- 250 ml café pronto (frio)
- 1 caixa de biscoito champanhe
- 3 ovos
- 200 gramas de açúcar
- 200 ml de creme de leite fresco
- 300 gramas de cream cheese
- 150 gramas de cacau em pó
Modo de preparo
- Separe as claras das gemas.
- Em seguida, leve as claras com metade do açúcar em uma tigela em banho maria. Mexa sem parar até ficar mais fluído ou quando não sentir mais os grãos de açúcar.
- Leve a mistura para a batedeira e bata em velocidade média até formar o merengue bem firme. Ele não deve cair quando você virar a tigela. Reserve.
- Para fazer outra etapa do creme, ainda na batedeira, misture as gemas com o restante do açúcar por 5 minutos em velocidade média. Reserve.
- Terceiro passo é bater o creme de leite fresco, em velocidade média, até virar o chantilly. O ponto dele é assim que começar a abrir um buraco no creme, dentro da batedeira, na parte do batedor. Cuidado para não bater demais e virar manteiga. Reserve.
- Com todos os cremes batidos, misture as gemas batidas com o cream cheese. Bata na batedeira até incorporar. Acrescente o chantilly batido e bata mais uma vez.
- Retire o creme da batedeira e, com uma espátula incorpore levemente o merengue no restante do creme.
- Para a montagem, molhe as bolachas champanhe uma a uma no café.
- Disponha as bolachas no fundo de uma travessa de sua preferência.
- Coloque uma camada de creme e polvilhe cacau em pó
- Repita novamente as camadas de bolacha e creme e finalize com o cacau em pó.
- Leve o doce para a geladeira e deixe por no mínimo 6 horas até servir.
Bom apetite!
Tiramisu preparado pela confeiteira Bruna Picchetto, em Santos — Foto: Mariane Rossi/g1
Tiramisu preparado pela confeiteira Bruna Picchetto, em Santos — Foto: Mariane Rossi/g1
Tiramisu preparado pela confeiteira Bruna Picchetto, em Santos — Foto: Mariane Rossi/g1