Boeuf bourguignon preparado pelo chef de cozinha Marcos Scwingel — Foto: Alexsander Ferraz
O boeuf bourguignon é um prato clássico francês feito com carne ensopada no vinho tinto. Ele foi criado na região da Borgonha, no centro-leste da França.
O chef de cozinha Marcos Schwingel é natural de Guaíra, no Paraná, mas atualmente trabalha em um restaurante de uma marina em São Vicente, no litoral de São Paulo. O chef estudou e atuou em um hotel na Borgonha.
Segundo Schwingel, o boeuf bourguignon foi criado por camponeses, que utilizavam cortes menos nobres do boi e restos de vinho tinto. Eles deixaram a carne marinando na bebida para conservá-la e dar mais sabor ao prato (veja a entrevista no vídeo abaixo).
Culinária #013: Aprenda a fazer um boeuf bourguignon
O chef explicou a receita do boeuf bourguignon deve começar no dia anterior. É preciso deixar a carne marinando no vinho e nas ervas aromáticas. Segundo o chef, a melhor carne para essa receita é a alcatra.
No dia seguinte, o preparo é feito todo na panela. O chef explica que é necessário dourar os cubos de carne e depois juntar todos os ingredientes para cozinharem juntos por uma hora. Scwingel sugere preparar cebolas caramelizadas e cogumelos salteados para acompanhar o boeuf bourguignon ou servir com alguns croutons (confira a receita abaixo ou no vídeo).
Chef de cozinha Marcos Schwingel em entrevista a jornalista Mariane Rossi, do g1 — Foto: g1 Santos
Confira a receita do boeuf bourguignon do chef de cozinha Marcos Schwingel:
Ingredientes
- 1,5 kg de carne bovina sem gordura (de preferência alcatra)
- 1 cenoura média cortada em rodelas
- 2 cebolas médias picadas
- 1 talo de salsão picado
- 2 dentes de alho
- 1 conjunto de ervas aromáticas: salsinha, tomilho, louro, alho poró e salsão
- 4 grãos de pimenta do reino
- 750 ml de vinho tinto seco
- 50 ml de azeite
- 1 colher de sopa de extrato de tomate
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 750 ml de caldo de carne caseiro
- Sal a gosto
- 180 gramas de bacon
Modo de preparo
- No dia anterior ao preparo, coloque em uma tigela: a carne em cubos, a cenoura, os dentes de alho esmagados, o conjunto de ervas aromáticas, a pimenta do reino e o vinho tinto seco. Deixe marinando na geladeira.
- No dia seguinte, separe os legumes da carne e retire o caldo.
- Aqueça uma panela grande, coloque um pouco de azeite e adicione a carne. Deixe dourar em todos os lados. Retire da panela e escorra o excesso da gordura.
- Na mesma panela, doure os legumes. Em seguida, coloque a pasta de tomate, a carne dourada e a farinha. Deixe por 3 minutos apenas para cozinhar a farinha.
- Adicione o líquido da marinada e espere ferver.
- Coloque o bacon, o caldo de carne e o conjunto de ervas aromáticas, que estava marinando. Tampe a panela e deixe cozinhado por aproximadamente 1 hora.
- Retire a carne, coe o molho e volte o para a panela, em fogo baixo, para engrossá-lo. Depois, volte a carne e mexa para absorver o sabor.
Para acompanhar, o chef sugere cebolas caramelizadas, cogumelos salteados, bacon e croutons. Bom apetite!
Boeuf bourguignon preparado pelo chef de cozinha Marcos Schwingel — Foto: Alexsander Ferraz
Boeuf bourguignon preparado pelo chef de cozinha Marcos Schwingel — Foto: Alexsander Ferraz