Culinaria #013

Por Mariane Rossi, G1 Santos


Daniele também passou duas receitas bem fáceis e gostosas: suflê de alho-poró e pizza fit com alho poró no recheio ou na massa. — Foto: Daniele Borges

Culinaria #013: Aprenda a fazer receitas com alho poró

Culinaria #013: Aprenda a fazer receitas com alho poró

O alho-poró é conhecido por temperar e dar sabor a receitas. Mas, apesar de ser da família das cebolas e do alho, ele é bem mais suave. As folhas rendem bons caldos e sopas. Já o talo branco pode ser usado na salada e recheio de tortas, suflês e até de pizzas.

A nutricionista Daniele Borges mostrou ao G1 como usar o alho poró no dia a dia. Ela explicou os benefícios desse vegetal, como escolher o alimento na feira, limpar e congelar em casa. Daniele também passou duas receitas bem fáceis e gostosas: suflê de alho-poró e pizza fit com alho poró no recheio ou na massa (veja o vídeo acima).

Quais os benefícios do alho poró?

Ele é rico em vitamina C, um potente antioxidante e que fortalece o sistema imunológico, segundo a nutricionista. O alho poró também contém manganês. "Outro nutriente que, além de ter um poder antioxidante, também auxilia na redução dos sintomas da TPM", explica Daniele.

A nutricionista ainda ponta que o alho poró tem zinco, minerais e uma ação antiinflamatória. "Isso é bem interessante porque pode reduzir até algumas dores articulares", diz ela.

Como escolher o alho poró?

É preciso ver se as folhas estão verdes e se o bulbo está branco, brilhoso e duro. "Se ele estiver um pouco mole e amarelado é porque ele não está tão novo, tão fresco", orienta.

Alho poró — Foto: Reprodução / TV TEM

É preciso lavar o alho poró?

Sim. O mais indicado, segundo a nutricionista, é fazer um corte longitudinal no talo do alho poró e lavar em água corrente. "Muitas vezes, dentro do bulbo, ficam resíduos de terra. Então, é interessante lavar em água corrente, bastante, para eliminar esses resíduos", explica.

Posso usar todas as partes do alho poró?

Sim. A parte branca é geralmente a mais utilizada nas receitas. O ideal é cortar em rodelas para usar nas preparações.

As folhas verdes, segundo a nutricionista, também podem ser aproveitadas. Como elas são mais fibrosas e mais amargas, elas pode ser usadas para dar sabor a caldos e sopas.

"Inclusive, pra fazer um caldo de legumes para a preparação de um risoto. Fica mais saúdavel e vai dar aquele gostinho no risoto"

O alho poró pode ser congelado?

Sim. Corte em rodelas o talo e congele a vácuo ou em saquinhos, retirando o ar. "Ele dura até cinco dias no freezer. Você pode ir tirando para usar na preparação do arroz no dia a dia, em sopas ou até em saladas", diz.

Suflê de alho poró da nutricionista Daniele Borges — Foto: Daniele Borges

Como fazer um suflê de alho poró?

Confira a receita de suflê de alho poró da nutricionista Daniele Borges.

Ingredientes

  • 3 ovos
  • 3 claras
  • 1 xícara de ricota amassada
  • 200 ml de iogurte desnatado
  • 1 alho poró cortado
  • Sal e temperos a gosto

Modo de preparo: Em um refratário, que possa ir ao forno, misture: ovos, claras, ricota, iogurte. Depois, adicione o alho poró e os temperos. Misture bem até formar uma massa homogênea. Leve ao forno em uma temperatura média (180 graus) por cerca de 35 minutos. Depois, deixe mais 5 minutos no grill para dourar.

Pizza fit de alho poró da nutricionista Daniele Borges — Foto: Daniele Borges

Como fazer uma pizza com alho poró?

Confira a receita de pizza fit de alho poró da nutricionista Dani Borges.

Ingredientes:

Massa

  • 2 ovos
  • 1 colher de chá de fermento
  • Sal a gosto
  • 2 colheres de sopa de farinha de aveia ou farelo de aveia

Recheio

  • Meio alho poró
  • Fatias de queijo muçarela
  • Tomates-cereja

Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes em uma tigela e misture bem com auxílio de um garfo. Despeje a massa em uma frigideira antiaderente, pré-aquecida. Coloque um fio de azeite e doure dos dois lados. Depois, é só colocar em cima da massa o recheio: molho de tomate, queijo muçarela, alho poró em rodelas e os tomates cereja. Leve ao forno para derreter o queijo e dourar.

Também é possível colocar o alho poró em rodelas na massa. "Eu aconselho bater a massa no mixer porque não vai ficar os pedaços grandes e vai botar o sabor todo para a massa de maneira homogênea", recomenda Daniele.

Pizza fit de alho poró da nutricionista Daniele Borges após ser levada ao forno — Foto: Daniele Borges

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!