Culinaria #013

Por Mariane Rossi, G1 Santos


Receitas com abóbora e diversos tipos do alimento — Foto: Beatriz Chiandotti

Culinária #013: Aprenda a escolher, cortar e fazer receitas com abóbora

Culinária #013: Aprenda a escolher, cortar e fazer receitas com abóbora

A abóbora é um dos alimentos mais versáteis e saborosos na cozinha. Ela pode ser aproveitada por completo usando as sementes, a polpa e a casca em várias preparações salgadas e doces. A chef de cozinha Beatriz Chiandotti, de Santos, no litoral de São Paulo, mostrou os tipos de abóbora e explicou como cortar o alimento, uma das partes mais trabalhosas do processo. Ela também ensinou a fazer duas receitas: abóbora assada e creme de abóbora.

Quais os tipos de abóbora mais comuns no Brasil?

  • Moranga: toda laranja, tem pouca polpa e pouco sabor. É muito utilizada para fazer o tradicional camarão na moranga e receitas doces. Com casca esverdeada, tem a polpa mais firme e é boa para fazer refogados e saladas.
  • Abóbora de pescoço ou seca: é a maior e mais fibrosa, ideal para doces.
  • Abobora japonesa ou cabotia: com a casca escura, ela tem a polpa densa e macia. Ela fica bem assada, em caldos, sopas e massas.
  • Abobrinha: de casca verde clara e mais macia por dentro, pode ser assada, cozida e refogada.

Como escolher a abóbora no mercado?

Escolha abóboras que mantenham a cor original, sem rachaduras e manchas escuras. Além disso, prefira escolher a abóbora mais opaca possível.

"Quando ela está muito brilhosa, isso quer dizer que ela foi colhida antes da hora. Quanto menos brilho, melhor", orienta Beatriz.

Como cortar uma abóbora?

No caso da abobora cabotia, ainda crua, a chef orienta a partir ao meio, com a ponta de uma faca grande. Depois, corte a partir dos gomos da abóbora.

Outra alternativa, é colocar a abóbora no micro-ondas por cerca de dois minutos. Assim, é possível tirar a polpa da cascas facilmente. Ao tirar a abóbora do micro-ondas, tome cuidado com o vapor.

No forno, prefira colocar a abóbora em uma assadeira, coberta com papel alumínio, por cerca de 10 minutos.

Abóbora assada, preparada pela chef Beatriz Chiandotti — Foto: Beatriz Chiandotti

Tem sugestões de receitas com abóbora?

Abóbora assada rústica

  • 200g de abóbora
  • azeite a gosto
  • sal a gosto
  • pimenta do reino a gosto

Modo de preparo: Corte a abóbora em aproximadamente de 2 a 3 cm. Tempere com azeite, sal grosso ou flor de sal e pimenta do reino. Aqueça o forno a 180 graus por 5 minutos. Coloque as fatias na assadeira e leve para assar por cerca de oito minutos. Vire as abóboras e deixe por mais 4 minutos.

"Ela pode acompanhar um contra-filé, uma carne, um peixe fica excelente também", diz a chef.

Creme de abóbora, preparado pela chef Beatriz Chiandotti — Foto: Beatriz Chiandotti

Creme de abóbora

Ingredientes:

  • 300 gramas de abóbora cabotia (pode ser com casca)
  • 500 ml de água para ferver
  • 60 gramas de requeijão
  • 100 ml de creme de leite
  • 30 gramas de salsinha
  • 100 gramas de cebola

Modo de preparo: Corte a abóbora em pedaços médios e cozinhe em água fervente até que fique bem mole. Passe no processador ou no liquidificador com um pouco de água. Corte a cebola em cubos e refogue em um fio de azeite.

Acrescente a abóbora já processada na panela e abaixe o fogo. Acrescente o requeijão e o creme de leite. Depois, coloque a cebola. Mexa até que todos os ingredientes se integrem. Finalize com salsinha picada.

"Se você tiver frango desfiado, carne seca, carne moída, até o bacon fica super gostoso nessa receita. Essa é a base e você pode complementar com a proteína que tiver em casa", sugere.

Receitas com abóbora e diversos tipos do alimento — Foto: Beatriz Chiandotti

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!