Bolinhos de mandioca, bobó vegetariano com mandioca e cocada de mandioca; pratos feitos pelo chef Danilo Rocha — Foto: Danilo Rocha
Culinaria #013: Aprenda três receitas surpreendentes com mandioca
Mandioca, aipim, macaxeira. Essa raiz tem vários nomes no Brasil e é um dos ingredientes mais ricos do nosso país. Ela é a matéria-prima de farinhas e polvilhos e há uma grande variedade de formas de utilizá-la na cozinha. A mandioca rende pratos salgados e também vira o ingrediente de sobremesas.
O chef de cozinha Danilo Rocha, de Santos, no litoral de São Paulo, explicou as origens da mandioca e como comprá-la no mercado. Ele também ensinou três receitas para fazer em casa: bolinho de mandioca, bobó vegetariano com mandioca e cogumelos e ainda uma deliciosa cocada de mandioca (veja acima).
Qual a origem do nome mandioca e aipim?
"Mandioca" origina-se do termo tupi mãdi'og, mandi-ó ou mani-oca. Segundo o chef, a lenda diz que havia uma tribo com uma índia que ficou grávida e deu a luz a uma menina bem branca e alegre. Tempo depois, ela foi encontrada sem vida e foi enterrada em uma oca.
"Com as lágrimas de todos chorando, nasceu uma planta. E, daí se originou o nome. O nome da criança era Mani e eles enterraram na oca, por isso, Manioca. Foi se passando e foram chamando de mandioca", explica.
Já o "aipim" origina-se do termo tupi ai'pi, também de origem indígena. De acordo com Rocha, o nome surgiu a partir de uma bebida chamada cumin, feita com a mandioca. A macaxeira também foi o nome dado por outra tribo indígena.
"A mandioca é o emblema da comida brasileira. Na minha opinião, é a comida mais versátil. Se a gente falar em comida brasileira, ela está no Top 3 das mais usadas", diz.
Bolinhos de mandioca, bobó vegetariano com mandioca e cocada de mandioca; pratos feitos pelo chef Danilo Rocha — Foto: Danilo Rocha
Quais os produtos derivados da mandioca?
O chef diz que se pode aproveitar todas as partes da mandioca.
Com as folhas, é possível fazer um prato típico do Pará, a maniçoba. É parecido com uma feijoada mas, no lugar da leguminosa, entra a maniva, a folha da mandioca.
Ela é também utilizada na produção de pratos: tacacá e molho tucupi. Receitas como farofa d’agua e o beiju são feitas com a base da mandioca. Já o tucupi é o sumo amarelo extraído da raiz da mandioca brava quando descascada, ralada e espremida.
A mandioca é um ingrediente utilizado também para a produção de farinha de mandioca, tapioca e polvilho.
Quais os tipos de mandioca?
As mais conhecidas são a mandioca-mansa e a mandioca-brava.
- Mandioca brava: alto teor de ácido cianídrico, extremamente tóxico aos animais e ao homem. Ela precisa ser submetida a altas temperaturas para neutralizar antes de ser consumida.
- Mandioca calma ou mansa: não precisa ser processada porque o seu teor de ácido cianídrico é muito baixo. É a mais utilizada pelos consumidores. "Em uma leve cozida, ela está pronta para o consumo", diz o chef.
Como escolher a mandioca no mercado?
O recomendado é comprar de produtores locais. A casca deve estar fina, com núcleo bem branco e sem manchas.
A dica do chef é comprar a mandioca já descascada, já que essa é a tarefa mais difícil. Outra opção é adquirir a mandioca já descascada, congelada e pré-cozida em supermercados.
Bolinhos de mandioca feitos pelo chef Danilo Rocha — Foto: Danilo Rocha
Quais as receitas salgadas que podemos fazer com mandioca?
Bolinho de mandioca com carne seca
Ingredientes
Recheio
- 300 gramas de carne seca dessalgada
- 1 cebola roxa em cubos pequenos
- 3 dentes de alho
- 2 tomates sem pele e sem semente
- 1 xícara de folhas de coentro cortadas grosseiramente
- Sal e pimenta a gosto
Massa
- 500 gramas de mandioca bem cozida
- 150 gramas de farinha
- 3 colheres de sopa de azeite
- Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo: Dessalgue por uma noite a carne seca, trocando pelo menos três vezes a água. Retire da água e refogue a carne com o resto dos ingredientes do recheio. Reserve.
Para o bolinho, cozinhe a mandioca em uma panela com água fervente até que esteja bem mole. Amasse a mandioca e faça um purê bem liso, passando pela peneira a mandioca. Acrescente a farinha, o azeite, o sal e pimenta. Misture até a massa descolar das mãos. Dependendo da mandioca, pode usar mais farinha. Faça um disco com 6 cm de diâmetro, recheie com a carne seca já fria e molde os bolinhos. Frite em imersão no óleo até dourar bem. Retire e coloque os bolinhos em cima de um papel toalha para escorrer o restante do óleo. Sirva em seguida.
"Para uma entradinha ou até para um happy hour mesmo, os bolinhos. Com uma cervejinha ou caipirinha, fica bem gostoso"
Bobó vegetariano, feito com mandioca e cogumelos, foi preparado pelo chef de cozinha Danilo Rocha — Foto: Danilo Rocha
Bobó vegetariano
"O clássico é o bobó de camarão, mas eu quis inovar. É um bobó vegetariano. Um bobó de ragu de cogumelos, com shitake e shimeji", comenta.
Ingredientes
Caldo de legumes
- 1 talo de salsão
- 1 cenoura
- meia cebola
- 1 folha de louro
Creme
- 350 gramas de mandioca
- 1 colher de sopa de azeite de dendê
- 1 xícara de leite de coco
- sal e pimenta a gosto
- 200 gramas de shitake
- 150 gramas de shimeji
- 3 colheres de sopa de manteiga
- ½ cebola roxa em cubos pequenos
- 1 dente de alho
Modo de preparo: Para caldo, em uma panela, junte os legumes, as folhas de salsão e os temperos. Adicione a água e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos.
Leve uma panela com água suficiente para cobrir a mandioca ao fogo para ferver. Adicione a mandioca e deixe-a cozinhar por 20 minutos. Transfira as mandiocas cozidas para o liquidificador e acrescente um pouco do caldo de legumes. Bata até virar um creme bem liso. Se necessário, adicione mais caldo. Passe o creme para uma panela e leve ao fogo baixo. Adicione o azeite de dendê, o leite de coco, o sal e a pimenta do reino. Reserve.
Corte a cebola em cubos e limpe os cogumelos. Em uma frigideira, refogue os cogumelos com a manteiga, a cebola roxa e o alho. Adicione um pouco do caldo de legumes e deixe reduzir o líquido. Para servir, em um prato, coloque o creme de mandioca e adicione os cogumelos por cima.
"É uma inovação, que é um bobó vegetariano e vegano porque não leva nada de origem animal. É uma comida mais reconfortante, no jantar, 'abraça' mais", comenta Rocha.
Cocada com mandioca, preparada pelo chef de cozinha Danilo Rocha — Foto: Danilo Rocha
Alguma receita doce com mandioca?
Cocada de mandioca
Ingredientes
Cocada
- 250 gramas de mandioca
- 150 ml de leite de coco
- 50 gramas de coco fresco
- 150 ml de leite condensado
- 50 gramas de açúcar refinado
- manteiga para untar
Caramelo
- 65 gramas de açúcar
- 40 ml de água
- 60 ml de creme de leite
Modo de preparo: Rale a mandioca crua do lado grosso do ralador. Em seguida, acrescente o leite de coco, o coco fresco, o leite condensado e o açúcar refinado. Misture tudo, coloque em uma forma untada com manteiga e leve ao forno médio 200 graus por 30 minutos.
Para o caramelo, derreta o açúcar na água. Quando estiver dourado, acrescente o creme de leite e uma pitada de sal. Coloque por cima da cocada e deixe por mais 5 minutos no forno. Deixe esfriar, corte e sirva ainda morna.
"A gente tem que zelar pelo que é nosso. O brasileiro precisa disso. A mandioca é importante para nós brasileiros e nós cozinheiros. Temos a obrigação de inserir ela na dieta, no nosso cardápio", comenta.
Bolinhos de mandioca, bobó vegetariano com mandioca e cocada de mandioca; pratos feitos pelo chef Danilo Rocha — Foto: Danilo Rocha