Culinaria #013

Por Mariane Rossi, G1 Santos


Granola pode ser servida com frutas e iogurte — Foto: Estéfane Camba

Culinária #013: Granola caseira é fácil, saudável e fica muito crocante; aprenda

Culinária #013: Granola caseira é fácil, saudável e fica muito crocante; aprenda

A granola é uma potente aliada da alimentação saudável. Rica em fibras, ela pode acompanhar frutas, vitaminas, receitas salgadas e doces. A granola feita em casa é ainda mais especial. Ela é a versão mais barata, fácil de fazer e você pode escolher as castanhas, sementes e cereais que você mais gosta. A chef de cozinha Estefane Camba, de Santos, no litoral de São Paulo, ensinou a equipe do G1 a fazer uma granola caseira. Ela explicou como deixá-la mais crocante e inserir essa delícia na alimentação diária.

Essa reportagem faz parte da série 'Em casa', do G1, que foi criada durante a pandemia do novo coronavírus. Chefs e profissionais da gastronomia ensinam, de forma simples e direta, como fazer receitas básicas da culinária brasileira e a não errar na hora do preparo, garantindo pratos simples e gostosos no dia a dia.

Quais os ingredientes de uma granola?

A granola é formada por um mix de cereais. A mistura pode conter castanhas, amêndoas, aveia, quinoa, centeio, flocos de milho natural ou flocos de arroz. Ela também pode conter frutas secas, como uva passa, damasco, coco e sementes de chia, girassol e abóbora.

Quais as diferenças entre a granola doce e a salgada?

A granola doce contém açúcar ou algum adoçante natural como mel. Já a granola salgada recebe ervas como salsinha e cebolinha, lemon pepper, flocos de milho e sementes de linhaça. A versão salgada é mais utilizada para acompanhar saladas e legumes.

Toda granola é saudável?

Não. A granola industrializada, geralmente comprada em mercados, costuma ter mais açúcar e um desequilíbrio entre os ingredientes, muito mais uns do que outros, além de poder conter aditivos químicos.

“Caso você compre o produto industrializado, é sempre importante ler no rótulo os ingredientes. Caso o primeiro ingrediente seja o açúcar, essa com certeza não é saudável. A preferência é que você faça na sua casa e utilize o açúcar menos processado como açúcar demerara, o mascavo, mel ou melado de cana”, sugere a chef.

Granola caseira doce, feita pela chef de cozinha Estéfane Camba, de Santos — Foto: Estéfane Camba

Tem uma receita de granola caseira doce?

Granola doce caseira, da chef de cozinha Estéfane Camba

Ingredientes

  • 3 xícaras de aveia em flocos
  • 1 e ½ xícara de mix de castanhas (castanha de caju, do pará, amêndoas)
  • 1 xicara de flocos de milho sem açúcar
  • ½ xícara de mel
  • 1/4 xícara de óleo de girassol ou óleo de coco
  • ½ colher de chá de gengibre em pó
  • 1 e ½ de colher de chá canela em pó
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo: Em uma tigela, misture a aveia em flocos, as castanhas e os flocos de milho. Aos poucos, adicione os outros ingredientes: o mel, o óleo, as especiarias e o sal. Mexa bem com uma espátula para envolver todos os ingredientes. Em uma assadeira antiaderente, espalhe bem a granola, formando uma camada uniforme. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 20 a 30 minutos. Na metade do tempo, mexa a granola para que ela não queime. Quando a granola estiver dourada, retire do forno e espere esfriar antes de consumir.

Granola deve ser armazenada em um pote hermético, segundo a chef de cozinha Estéfane Camba, de Santos — Foto: Estéfane Camba

Como deixar a granola mais crocante?

A granola sai do forno um pouco mole e só vai ficar crocante quando estiver esfriado completamente.

“É importante tirar, deixar esfriar completamente e depois armazenar em um pote com tampa. O importante é que o pote tenha um fechamento hermético. Ele vai fazer com que a granola fique crocante por mais tempo”, indica Estefane.

Como armazenar a granola?

Dentro de um pote hermético e fora da geladeira. A granola caseira dura cerca de três meses, sem amolecer.

Iogurte, frutas e granola caseira, preparada pela chef de cozinha Estéfane Camba — Foto: Estéfane Camba

Como consumir a granola doce?

A granola pode ser consumida no café da manhã e em lanches. A chef sugere cortar frutas como banana, mamão e maçã e adicionar a granola por cima. Outra opção é servir com iogurte ou leite. Ou ainda, usar um pequeno potinho de video para fazer camadas de frutas, iogurte e granola.

“A dica é substituir por alimentos ricos em carboidratos como pães, torradas e bolachas pela granola”, recomenda a chef.

Granola caseira com frutas, preparada pela chef de cozinha Estefane Camba, de Santos — Foto: Estéfane Camba

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!