O tempurá é um prato que sempre é encontrado nos cardápios de restaurantes japoneses. Na verdade, a comida é uma junção da culinária oriental com a portuguesa, que incorporou a massa frita na cozinha. Tarso Passarelli é proprietário de um restaurante japonês em Santos, no litoral de São Paulo, e ensinou ao G1 a receita com o cozinheiro Naldo Silva (veja o vídeo).
CLIQUE AQUI E VEJA DE A a Z TODAS AS RECEITAS DO G1 SANTOS
Ingredientes:
(para uma porção)
– ½ cenoura
– 4 vagens
– ½ cebola
– 4 camarões médios, já limpos
– 1 ovo
– 20 ml de água
– ½ xícara de farinha de trigo
– sal a gosto
– 2 colheres de sopa de suco de limão
– 3 colheres de sopa de shoyu
(Foto: Isabela Oliveira/G1)
Modo de preparo:
Corte metade da cenoura em fatias na forma vertical e depois em tubos finos, similar a um macarrão. Corte as pontas das vagens e faça cortes diagonais, de tamanho similar à cenoura. A cebola também deve ser cortada em tiras. Separe todos os legumes em uma vasilha grande e acrescente os camarões.
Em uma tigela pequena, misture o ovo, um pouco de água e uma pitada de sal. Derrame a mistura sobre os legumes, combinando bem com as mãos. Acrescente a farinha aos poucos, até que a massa fique moldável. Faça um bolinho com as mãos.
Frite em óleo quente até que os dois lados dourem. Seque o excesso do óleo em papel toalha. Misture o suco do limão e o shoyu para fazer um molho. Sirva o tempurá com o molho em um pequeno recipiente e bom apetite! \o/