Por g1 Ribeirão Preto e Franca


Com coprodução da EPTV, Globo Repórter explora o universo dos temperos nesta sexta-feira (18) — Foto: Marcelo Moraes/EPTV

Mais da metade da produção de temperos no Brasil vem de pequenos produtores e as regiões de Ribeirão Preto (SP) e Campinas (SP) concentram algumas das plantações mais importantes do país.

Em coprodução com o Globo Repórter, a EPTV, afiliada da TV Globo, visitou fazendas e conversou com especialistas em pelo menos sete cidades e mostra, em reportagem que será exibida nesta sexta-feira (18), o maravilhoso mundo das especiarias.

Reportagem sobre temperos traz os benefícios do alho negro — Foto: Marcelo Moraes/EPTV

Para o repórter Dirceu Martins, é como se, pela primeira vez, a equipe olhasse para o quintal da emissora e descobrisse ali algo realmente incrível.

"É um projeto que é, bem assim, no quintal da EPTV. É o primeiro Globo Repórter que a gente faz totalmente aqui na nossa região. Fomos pra Holambra, Campinas, Cravinhos, Ribeirão Preto e Sertãozinho, Guatapará e Monte Alto".

A produção começou em fevereiro e levou seis meses para terminar. A ideia da reportagem, diz Dirceu, nasceu da consciência de que os temperos são essenciais na história do mundo.

"A gente não pode dizer que o Brasil foi descoberto em 1500, mas é certeza que os portugueses chegaram ao Brasil em uma viagem dos temperos. Foi quando eles estavam indo atrás da rota dos temperos, que chegaram até o Brasil em 1500. E isso é muito importante, porque os temperos sempre ajudaram a civilizações. Antes de servirem para deixar as coisas mais gostosas, serviam como conservantes. Antes de ter a geladeira, se usava o tempero tanto para conservar quanto pra esconder um pouco o cheiro e o gosto ruim de alguns alimentos".

Plantação de cúrcuma em Cravinhos, SP — Foto: Marcelo Moraes/EPTV

Em Cravinhos, a equipe visitou uma agrofloresta que tem como carro-chefe a cúrcuma, uma das especiarias estrelas do momento, por conta das suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antibacterianas.

"É um tempero que está super em moda, porque tem vários benefícios grandes. Eles secam a cúrcuma e fazem pozinho, e as pessoas usam até para treinamento de academia, serve muito para fortalecer a defesa imunológica", explica Dirceu.

Em Holambra, a reportagem descobriu os benefícios da pimenta e em Monte Alto, o poder da cebola.

Plantação de cebolas em Monte Alto, SP — Foto: Marcelo Moraes/EPTV

Sabedoria milenar

Entrar no mundo das especiarias e descobrir o que cada uma delas pode oferecer foi, de certa forma, inspirador para o repórter.

"O que completa o meu alumbramento, que eu sempre, desde pequenininho, tenho, é a sabedoria das pessoas. A gente costuma dar muito crédito à academia, ao que é sistematizado, ao que é publicado. Mas existe uma imensa sabedoria no povo, não só do povo brasileiro, mas das culturas antigas, japonesa, indiana, africana, que demonstram um conhecimento embutido de milhares de anos que foram sendo transmitidos".

Produtores de cebola em Monte Alto, SP — Foto: Marcelo Moraes/EPTV

Para Dirceu, poder acompanhar de perto cada produção e entender os benefícios que cada grão ou planta traz para a saúde significa muito mais do que o simples ato de comer algo muito bem temperado.

"Nossos antepassados foram experimentando, tentando isso, tentando aquilo, tentando ver o quanto que é bom, quando passa, quando falta, para chegar ao que a gente tem hoje no nosso prato. Isso tem uma cultura, tem uma sabedoria milenar, que, às vezes, a gente só pensa 'nossa, como é gostoso comer esse temperinho aqui', mas, na verdade, tem tudo isso por trás da comida".

O Globo Repórter especial sobre temperos vai ao ar nesta sexta-feira, após a novela Mania de Você.

VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!