Fotógrafo registra homem e cavalo em meio a terreno que pega fogo em Sales Oliveira, SP — Foto: Alison Fernando
Era por volta das 14h desta quarta-feira (7), quando um incêndio que começou em um canavial na zona rural de Sales Oliveira (SP) chamou a atenção do fotógrafo Alison Fernando, de 31 anos.
Ele mora no bairro Cachoeirinha e o fogo queimava a cerca de um quarteirão da casa dele.
"Não costumo fotografar incêndio, é que realmente aconteceu bem próximo à minha casa. No momento que eu vim, vim até com o celular. No momento que se agravou, voltei aqui novamente e fiz as fotos com o equipamento. Foi mais por estar próximo à minha casa. As imagens são lindas, mas trágicas".
Segundo Alison, o incêndio atingiu também áreas de duas cidades vizinhas, Sales Oliveira (SP) e Nuporanga (SP). Nas imagens, é possível ver a fumaça preta e alta tomando conta da paisagem da região.
LEIA TAMBÉM
Por volta das 16h30, a área ainda queimava, e caminhões-pipa trabalhavam para tentar conter os diversos focos que surgiam.
"Vi pela lente da câmera, mais distante, algumas fazendas com cavalos e os cavalos correndo pra lá e pra cá. Isso foi um momento antes [de a fumaça] chegar à fazenda. As aves também, como tem uma mata ciliar, as aves voando em volta. É muito triste mesmo, e fiquei ainda mais triste com esses animais".
Ao g1, o fotógrafo revelou que ficou mais atento às chamas desta quarta-feira por conta do incêndio de grandes proporções que atingiu Orlândia na tarde de terça-feira (6).
Uma moradora, inclusive, chegou a utilizar mangueira de água para tentar impedir que o fogo atingisse a casa dela.
Até o fim da noite de terça, ainda não era possível saber o tamanho da destruição causada pelas chamas. Com novos focos registrados nesta quarta, a devastação pode ser ainda maior.
"Ontem mesmo teve um incêndio bem próximo a um condomínio de Orlândia, que foi de grande proporção na parte rural, e hoje novamente. Fora todo aquele caos, a fuligem que caiu já de ontem pra hoje e hoje novamente aqui bem próximo, uma outra queimada de proporções maiores do que a de ontem. Mas é amanhã que a gente vai ver o resultado, porque vai dar para ver totalmente esse horizonte aqui que foi todo queimado".