Sinal 5G entra em funcionamento para clientes de uma operadora em Franca, SP
Clientes de uma operadora de internet em Franca (SP) começaram a usar o sinal 5G nesta quarta-feira (15). Com isso, a cidade passa a ser uma das quatro primeiras do país a experimentar a nova tecnologia.
O vice-presidente de varejo da Algar Telecom, Márcio de Jesus, explicou que a ação é gratuita neste momento para todos os clientes da operadora.
"A primeira percepção do usuário vai ser um aumento na velocidade da internet. A gente decidiu começar pelo Centro porque é onde tem mais torre. Mas, até o fim desse ano, 30% da cidade já devem receber o sinal do 5G. No ano que vem esse trabalho de expansão continua, até atingir todas regiões."
A Algar Telecom é uma das vencedoras do leilão do 5G realizado em novembro deste ano pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A operadora adquiriu lotes regionais para explorar faixas de 2,3GHz, 3,5 GHz e 26GHz de lotes regionais em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo.
Essas faixas funcionam como "avenidas" no ar para transmissão de dados. É por meio delas faixas que o serviço de internet 5G será prestado. O prazo de outorga — direito de exploração das faixas — será de até 20 anos.
5G — Foto: Josep LAGO / AFP
LEIA MAIS
A implementação da tecnologia 5G vai permitir melhorar a velocidade e o tempo de resposta nas conexões, o que abre caminho para uma série de possibilidades.
Na telefonia móvel, isso pode permitir que pessoas não precisem ter aparelhos de maior capacidade para que se beneficiem da melhoria na qualidade em imagens e transmissão de arquivos.
Além disso, o 5G vai viabilizar a chamada internet das coisas (internet of things ou IoT), que consiste em conectar aparelhos do dia a dia, como eletrodomésticos, e permitir que eles possam transmitir dados para diferentes finalidades.
As aplicações podem se estender para os carros autônomos e para o mundo da telemedicina, com mais confiabilidade nas cirurgias feitas remotamente.
Atualmente, a tecnologia mais comum usada em Franca e no restante do país é a do 4G. Com o 5G, a velocidade chega a ser 100 vezes maior, por isso a conexão fica mais ágil.
Sinal 5G começa a operar em Franca, SP — Foto: Reprodução/EPTV
A cobertura na cidade, por enquanto, abrange a região central. Para ser ampliada, é necessária a instalação de novas torres de transmissão de dados. O prefeito de Franca, Alexandre Ferreira (MDB), informou que o Executivo já discute o assunto.
"Nós estamos preparando a mudança da legislação para poder adequar a necessidade das antenas todas e utilizar esse 5G, para que a gente possa oferecer os serviços da prefeitura de uma maneira mais rápida, mais eficiente e com mais tecnologia."
Além de Franca, Uberaba (MG) e Uberlândia (MG) começaram a ter 5G nesta quarta-feira. Nas grandes capitais, incluindo São Paulo, isso só deve acontecer no segundo semestre de 2022.
Morador usa smartphone — Foto: Reprodução/EPTV