Em Cena

Por Isabela Diógenes, EPTV2


Deficientes visuais ensaiam espetáculo de fim de ano em Jaboticabal, SP

Deficientes visuais ensaiam espetáculo de fim de ano em Jaboticabal, SP

Nos últimos seis meses, José Diogo Garcia ensaiou todas as semanas para levar ao público a melhor atuação possível como o vilão Salazar em uma adaptação teatral do filme "Piratas do Caribe: A Maldição de Salazar", que estreia este mês em Jaboticabal (SP). Assim como ele, todos os 50 atores da montagem são cegos ou perderam consideravelmente a visão.

"Cada ser humano é capaz de trazer consigo o dom de ser capaz e de ser feliz. (...) É uma dessas coisas que sempre tenho em mente, todos nós somos capazes", diz o aposentado, parafraseando os versos de "Tocando em Frente", de Renato Teixeira e Almir Sater.

José Diogo é uma das pessoas atendidas pela Associação Olhos Da Alma, que existe há 40 anos e há nove realiza um festival de teatro com seus alunos, entre crianças, jovens, adultos e idosos que participam do começo ao fim, incluindo a escolha do tema da peça, como explica a professora e diretora do espetáculo, Casturina Lima.

"No espetáculo todos são protagonistas, a gente não trabalha com essa questão 'ele é o ator principal', não tem, todos são importantes, todos são especiais, então a nossa importância aqui é colocar eles como donos de suas vidas, eles podem", afirma.

O aposentado José Diogo Garcia, que atua em adaptação teatral de 'Piratas do Caribe', em Jaboticabal, SP — Foto: Marcelo Moraes/EPTV

Teatro e inclusão

Fundadora da associação, Gislene Martins Duarte conta que a entidade já atuava pela inclusão social e profissional das pessoas, mas faltava algo para mostrar para o público a capacidade dos alunos, mesmo diante de uma limitação como a perda da visão. Em 2023, o grupo adaptou "Alice no país das maravilhas."

"O espetáculo vem para que a gente possa afetar corações, que a plateia entenda que incluir é fundamental e é muito possível", diz.

Uma das integrantes do elenco, a planejadora de produção Adriana da Silva achava que tinha um bloqueio quanto a contracenar, mas se descobriu no palco. Em "Piratas", ela atua como um marujo desastrado.

"Estou adorando, está sendo leve, talvez pela forma que eu encaro a vida, que eu encaro a cegueira, está sendo bem leve pra mim", diz.

Companheiro de peça e escolhido para ser "Jack Sparrow", o analista de produção Ednaldo Pereira de Souza afirma que encontrou na atuação teatral um refúgio e uma fortaleza.

Elenco formado por atores cegos ensaia há seis meses para apresentação em Jaboticabal, SP — Foto: Marcelo Moraes/EPTV

"Devido à deficiência que nós temos, é algo que muitas pessoas se trancam, se fecham, e o teatro é uma abertura de portas para nós tanto na vida profissional, sentimental, em todas as áreas, nos ajuda, nos incentiva, só nos fortalece", relata.

Para o aposentado José Diogo, a própria natureza do teatro é uma metáfora para entender as vidas que se reúnem em torno dele.

"Essa arte tão milenar, que surpreende a cada dia, se renova, como cada um de nós temos que nos renovar sempre. Apesar de todas as adversidades temos que estar sempre nos atualizando e dando a cara a tapa para o grande público", diz.

Meses de preparação

A peça que o público poderá conferir no Teatro Municipal de Jaboticabal nos próximos dias é resultado de seis meses de preparação, segundo Casturina. "Temos um início com as cenas que a gente faz lá na associação e em três meses a gente joga para o espaço onde vai ser o espetáculo", explica.

Nesse processo de preparação, o cuidado às limitações de cada um cria um ambiente de empatia, diversidade e também de muita diversão, segundo ela.

"São muito brincalhões, um brinca com o outro, na própria cena, errou, a gente faz de novo, eles se divertem, gostam de estar junto, sempre querem mais."

Brincadeiras à parte, a atriz Adriana da Silva garante que quem for ao teatro vai se surpreender. "Aqui é um bom lugar pra conhecer todas as habilidades que nós podemos desenvolver."

Serviço

Peça 'Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar'

  • Quando: 12, 13 e 14 de novembro, às 19h30
  • Onde: Cine Teatro Municipal (Avenida Marechal Deodoro, s/n, Centro, Jaboticabal-SP)
  • Quanto: R$ 20
  • Informações: (16) 3202-5349/ (16) 99720-8112

VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!