Deficientes visuais ensaiam espetáculo de fim de ano em Jaboticabal, SP
Nos últimos seis meses, José Diogo Garcia ensaiou todas as semanas para levar ao público a melhor atuação possível como o vilão Salazar em uma adaptação teatral do filme "Piratas do Caribe: A Maldição de Salazar", que estreia este mês em Jaboticabal (SP). Assim como ele, todos os 50 atores da montagem são cegos ou perderam consideravelmente a visão.
"Cada ser humano é capaz de trazer consigo o dom de ser capaz e de ser feliz. (...) É uma dessas coisas que sempre tenho em mente, todos nós somos capazes", diz o aposentado, parafraseando os versos de "Tocando em Frente", de Renato Teixeira e Almir Sater.
José Diogo é uma das pessoas atendidas pela Associação Olhos Da Alma, que existe há 40 anos e há nove realiza um festival de teatro com seus alunos, entre crianças, jovens, adultos e idosos que participam do começo ao fim, incluindo a escolha do tema da peça, como explica a professora e diretora do espetáculo, Casturina Lima.
"No espetáculo todos são protagonistas, a gente não trabalha com essa questão 'ele é o ator principal', não tem, todos são importantes, todos são especiais, então a nossa importância aqui é colocar eles como donos de suas vidas, eles podem", afirma.
O aposentado José Diogo Garcia, que atua em adaptação teatral de 'Piratas do Caribe', em Jaboticabal, SP — Foto: Marcelo Moraes/EPTV
Teatro e inclusão
Fundadora da associação, Gislene Martins Duarte conta que a entidade já atuava pela inclusão social e profissional das pessoas, mas faltava algo para mostrar para o público a capacidade dos alunos, mesmo diante de uma limitação como a perda da visão. Em 2023, o grupo adaptou "Alice no país das maravilhas."
"O espetáculo vem para que a gente possa afetar corações, que a plateia entenda que incluir é fundamental e é muito possível", diz.
Uma das integrantes do elenco, a planejadora de produção Adriana da Silva achava que tinha um bloqueio quanto a contracenar, mas se descobriu no palco. Em "Piratas", ela atua como um marujo desastrado.
"Estou adorando, está sendo leve, talvez pela forma que eu encaro a vida, que eu encaro a cegueira, está sendo bem leve pra mim", diz.
Companheiro de peça e escolhido para ser "Jack Sparrow", o analista de produção Ednaldo Pereira de Souza afirma que encontrou na atuação teatral um refúgio e uma fortaleza.
Elenco formado por atores cegos ensaia há seis meses para apresentação em Jaboticabal, SP — Foto: Marcelo Moraes/EPTV
"Devido à deficiência que nós temos, é algo que muitas pessoas se trancam, se fecham, e o teatro é uma abertura de portas para nós tanto na vida profissional, sentimental, em todas as áreas, nos ajuda, nos incentiva, só nos fortalece", relata.
Para o aposentado José Diogo, a própria natureza do teatro é uma metáfora para entender as vidas que se reúnem em torno dele.
"Essa arte tão milenar, que surpreende a cada dia, se renova, como cada um de nós temos que nos renovar sempre. Apesar de todas as adversidades temos que estar sempre nos atualizando e dando a cara a tapa para o grande público", diz.
Meses de preparação
A peça que o público poderá conferir no Teatro Municipal de Jaboticabal nos próximos dias é resultado de seis meses de preparação, segundo Casturina. "Temos um início com as cenas que a gente faz lá na associação e em três meses a gente joga para o espaço onde vai ser o espetáculo", explica.
Nesse processo de preparação, o cuidado às limitações de cada um cria um ambiente de empatia, diversidade e também de muita diversão, segundo ela.
"São muito brincalhões, um brinca com o outro, na própria cena, errou, a gente faz de novo, eles se divertem, gostam de estar junto, sempre querem mais."
Brincadeiras à parte, a atriz Adriana da Silva garante que quem for ao teatro vai se surpreender. "Aqui é um bom lugar pra conhecer todas as habilidades que nós podemos desenvolver."
Serviço
Peça 'Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar'
- Quando: 12, 13 e 14 de novembro, às 19h30
- Onde: Cine Teatro Municipal (Avenida Marechal Deodoro, s/n, Centro, Jaboticabal-SP)
- Quanto: R$ 20
- Informações: (16) 3202-5349/ (16) 99720-8112