Por EPTV 1


Obra no Teatro Municipal de Piracicaba é concluída

Obra no Teatro Municipal de Piracicaba é concluída

A última etapa da reforma do Teatro Municipal Dr. Losso Netto em Piracicaba (SP) foi concluída. Toda a reforma do local foi feita em etapas e durou cerca de sete anos, sendo que em cinco deles o teatro ficou fechado para o público.

Com a finalização da reforma, foi inaugurado o fosso operístico do teatro. O espaço abre possibilidade para que o local receba óperas, balés e musicais, já que tem revestimento acústico e permite a apresentação de música ao vivo. O investimento foi de R$ 108 mil.

Fosso operístico do Teatro Municipal Dr. Losso Netto em Piracicaba — Foto: Giuliano Tamura/EPTV

O fosso tem 21 metros de comprimento por cinco de largura. Ele tem um elevador que permite que os músicos fiquem em um espaço separado, com revestimento acústico. A capacidade em uma situação normal, sem considerar o distanciamento por conta da pandemia da Covid-19, é de 55 músicos.

A estrutura vai permitir que o local receba dois espetáculos no mesmo dia. Além disso, possibilita que o palco seja usado para disposição de cenários e a parte de baixo para outros personagens, de modo a não atrapalhar a visibilidade do público e acústica.

Fase amarela

O fosso operístico poderá ser utilizado quando a região for liberada para realização de eventos. Isso está previsto para acontecer 28 dias após a reclassificação na fase amarela, com restrições de público e horário reduzido, além de lugares marcados.

Caso a região permaneça na fase amarela, os cinemas e teatros podem voltar a funcionar no início de setembro, desde que o município autorize.

Reforma do teatro

A construção do teatro foi entregue em 19 de agosto de 1978, e incluía sistema de acústica e ar condicionado. Denominado inicialmente apenas como Teatro Municipal de Piracicaba, passou a se chamar Teatro Municipal Dr. Losso Netto em abril de 1993.

O teatro foi fechado para reforma em fevereiro de 2013. A entrega do imóvel, inicialmente prometida para o segundo semestre de 2013, foi adiada três vezes. O término já havia sido protelado para maio de 2014 e depois para agosto do mesmo ano, mas o trabalho foi paralisado.

Teatro Municipal Dr. Losso Netto em Piracicaba — Foto: Juliana Franco/G1/Arquivo

Em julho de 2015, a Secretaria de Ação Cultural chegou a informar que a última etapa da reforma, com construção de fosso para apresentações de óperas e orquestra, começaria em janeiro de 2016. O serviço só foi retomado, no entanto, em setembro de 2017 e, segundo a prefeitura, aquela era a última etapa da reforma.

O fosso operístico, que foi apontado como o "principal desafio" da obra, foi entregue sem funcionar. A Secretaria Municipal de Obras acionou o fabricante do equipamento por meio da garantia.

O edital apontava gastos de mais R$ 187 mil em uma “reforma complementar” no imóvel, que incluem intervenções na área externa do prédio e acabamentos em setores internos do teatro. Ainda assim, no mesmo mês o teatro foi reinaugurado.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!