Árvore cai e deixa carro suspenso durante temporal em Mogi das Cruzes
Um carro ficou pendurado ao ser atingido pela raiz de uma árvore que foi arrancada pelo vento durante a chuva forte e rápida que atingiu o Alto Tietê no início da tarde desta sexta-feira (20). O veículo estava estacionado na frente do Cemitério São Salvador. Um poste também foi atingido.
Outro ponto da cidade atingido pela chuva foi o distrito de César de Sousa que teve fortes ventos por volta das 14h. Os bairros do Rodeio e Vila Nova Mogilar registraram chuva intensa e granizo. Na Vila Joia o telhado de um prédio na rua José Benedicto Medeiros Aguiar, onde funcionam vários comércios, voou por conta da força do vento.
A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que devido ao grande volume de chuva em curto espaço de tempo, foram registrados acúmulos momentâneos de água em alguns pontos da cidade. Segundo a administração devido ao vento foram registradas quedas de árvores em alguns pontos e que equipes foram enviadas pra realização dos serviços necessários.
Até as 15h, havia o registro de três árvores caídas, nas proximidades do Cemitério São Salvador, na Vila Oliveira e em Brás Cubas. Também foram registradas quedas de galhos em diversos pontos da cidade. A Prefeitura também disse que atuou em pontos em que houve prejuízo ao trânsito de veículos.
Na passagem em nível da rua Presidente Campos Salles uma equipe foi encaminhada para fazer a orientação do trânsito. O sistema que é interligado ao semáforo existente no local precisará de manutenção, que será feita pela CPTM. O Corpo de Bombeiros recebeu mais de 100 ocorrências durante a tarde por causa da chuva.
A cidade de Biritiba Mirim também registrou a ocorrência de granizo durante a chuva.
A chuva derrubou postes na avenida Almiro Dias em Itaquaquecetuba. Segundo a Prefeitura, não houve vítima e via ficou interditada por 40 minutos.
A EDP informa que o temporal que atingiu algumas cidades do Alto Tietê no início da tarde elevou de forma expressiva a criticidade de operação do sistema elétrico.
De acordo com a concessionária, equipes técnicas estão mobilizadas, conforme o planejamento estratégico do Plano Verão e seguem em atuação no atendimento a mais de 700 ocorrências registradas até o momento.
Em Mogi das Cruzes os impactos foram sentidos principalmente por clientes dos bairros Jundiapeba, Cidade Parquelândia, Vila Pomar e Itapeti. Em Suzano os bairros mais afetados são Jardim Gardênia Azul, Vila Urupês, Jardim Varam e Jardim Europa.
Já em Poá os bairros mais afetados foram Jardim São José, Jardim Débora e Vila Varela estão entre os mais atingidos. Os bairros com maior número de ocorrências em Itaquaquecetuba são Jardim Amazonas, Jardim Maria Rosa II e Vila Itaquá.
Os principais reparos estão relacionados a queda de galhos, árvores e lançamento de objetos sobre as redes elétricas, que demandam maior tempo de trabalho das equipes por conta da complexidade.
"Vale destacar que, em situações com grande volume de ocorrências como esta, a EDP atua com priorização no atendimento, primeiramente à hospitais, postos de saúde, escolas, creches, serviços essenciais, casos que possam oferecer risco à vida e ocorrências com grande volume de consumidores impactados. "
Canais de atendimento da EDP
- WhatsApp: 9 3465-2888
- Central de Atendimento ao Cliente: 0800 721 0123
Carro ficou suspenso depois que ventos arrancaram árvore pela raiz em Mogi das Cruzes — Foto: Paula Moreira/TV Diário
Previsão para os próximos dias
Com o ínicio do verão, no sábado (21), o tempo deve permanecer instável e chuvoso durante o dia. As instabilidades deverão ter intensidade moderada a forte, principalmente durante a tarde. A temperatura deve variar entre mínima de 20ºC e máxima de 25ºC, com taxas mínimas de umidade do ar em torno dos 75%. A continuidade das chuvas mantém o potencial para a formação de alagamentos, extravasamento de rios e córregos, bem como deslizamentos de terra nas áreas de risco.
Já no domingo (22), a frente fria se afasta do litoral paulista, mas o vento predominante de sul/sudeste mantém o céu com muitas nuvens e umidade elevada. O risco de novos temporais diminui, com previsão apenas de pancadas isoladas de chuva entre o final da manhã e o início da tarde, porém com baixo risco de formação de alagamentos. As temperaturas devem registrar mínima de 20°C na madrugada e a máxima por volta dos 25°C no período da tarde. A umidade do ar estará elevada, com valores entre 70% e 95%.
Forte chuva causa transtornos nas cidades do Alto Tietê