Por g1 Mogi das Cruzes e Suzano


Mogi das Cruzes das Cruzes é um dos municípios da região que oferecem gratuitade no transporte a quem for fazer o Enem — Foto: Divulgação/Prefeitura de Mogi das Cruzes

Ao menos seis cidades do Alto Tietê vão oferecer transporte gratuito aos candidatos que vão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. As provas vão ser aplicadas neste domingo (5) e no dia 10 de novembro.

A gratuidade no transporte será aplicada em Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Isabel e Suzano, que vão permitir aos estudantes que vão fazer a prova o transporte municipal coletivo sem pagar a tarifa.

Já em Biritiba Mirim, Guararema e Salesópolis não há aplicação da prova. A Prefeitura de Arujá não respondeu aos questionamentos.

LEIA TAMBÉM:

Confira como vai funcionar o transporte em cada cidade:

Ferraz de Vasconcelos

Segundo a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, nos dias das provas do Enem (03 e 10 de novembro) haverá gratuidade para os candidatos de Ferraz de Vasconcelos.

Itaquaquecetuba

A Prefeitura de Itaquaquecetuba informou que o transporte público municipal será gratuito aos estudantes que vão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 3 e 10 de novembro.

Para conseguir o benefício será necessário apresentar ao motorista um documento oficial com foto e o comprovante de inscrição. A isenção vale por duas horas antes e duas horas após a finalização da prova.

Mogi das Cruzes

De acordo com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, os candidatos que farão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (3) terão transporte gratuito para se deslocar até o local da prova e voltar para casa. Para ter acesso ao benefício no sistema municipal de transporte coletivo, o aluno deverá apresentar o comprovante de inscrição na prova em formato impresso ou digital e um documento de identidade com foto. A gratuidade do transporte coletivo é válida para os dois dias de prova.

As normas para o oferecimento da gratuidade no transporte são definidas pela Lei Municipal 7.736, de 18 de novembro de 2021. De acordo com a legislação, o transporte para os candidatos sem o pagamento da tarifa será feito nos períodos entre 9h e 13h e entre 18h e 22h, para possibilitar a ida e a volta dos candidatos.

Ainda segundo a prefeitura, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana também fará o monitoramento do trânsito nos locais de prova localizados em vias com maior movimentação de veículos. Nos casos de necessidade, os agentes municipais de trânsito farão a orientação de motoristas e pedestres.

Poá

A Prefeitura de Poá também confirmou a liberação do transporte gratuito coletivo para os candidatos que farão o Enem nos próximos dias 3 e 10 de novembro. A medida, apesar de não ser regulamentada por uma lei específica do município, visa facilitar o deslocamento dos estudantes que irão realizar a prova nas unidades escolares da cidade.

Nos dois dias, segundo a prefeitura, os ônibus estarão disponíveis gratuitamente entre 7h e 19h, para que os candidatos possam se deslocar até o local do exame de forma segura. Para obter o benefício, o estudante deve apresentar o comprovante de inscrição no Enem, impresso ou digital, junto a um documento de identidade com foto. É importante frisar que a gratuidade do transporte coletivo é válida somente para os dois dias da prova do Enem.

A administração do município também informou, ainda, que também fará o monitoramento do trânsito nos locais de prova localizados em vias com maior movimentação de veículos. Em caso de necessidade, os agentes municipais de trânsito farão a orientação de motoristas e pedestres.

Santa Isabel

A Prefeitura de Santa Isabel informou que o município já conta com o Rota Livre, sistema municipal de transporte gratuito.

Suzano

Em Suzano, segundo a prefeitura, basta apresentar ao motorista o comprovante do Enem e um documento oficial com foto para ser beneficiado com a tarifa gratuita.

A gratuidade terá horários específicos para todas as linhas municipais operadas pela Radial e será válida das 11h às 13h e das 17h às 19h, em ambos os domingos em que os exames serão aplicados.

Os profissionais do transporte estarão cientes do benefício e permitirão o deslocamento sem o pagamento da passagem. O sistema complementar, realizado por vans, e os ônibus intermunicipais não estão inclusos nesta ação.

Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!