Casas continuam alagadas em bairro de Cesário Lange — Foto: Cenira da Silva/Arquivo pessoal
Cesário Lange e Tietê foram as cidades da região de Itapetininga (SP) mais atingidas pela forte chuva acompanhada de rajadas de vento ocorrida no sábado (21). Neste domingo (22), a água ainda ocupava nove residências no bairro Mato Seco, em Cesário Lange, conforme apuração da TV TEM.
Em Tietê, de acordo com a Defesa Civil do Estado, o muro de uma residência caiu na Avenida Carlos Camargo, no Altos do Tietê, após a estrutura não suportar a quantidade de água e desabar parcialmente em um terreno baldio ao lado.
Após a lama invadir a casa, a família de cinco pessoas precisou buscar abrigo em casa de parentes.
Outro caso parecido aconteceu na Rua Tiradentes, no bairro São Pedro, também neste sábado (21). Duas residências foram danificadas pela enxurrada provocada pelo grande volume de água pluvial. A água invadiu as moradias e derrubou um muro de divisa. O local foi interditado e as duas famílias foram alojadas em casa de parentes.
Ainda conforme a Defesa Civil, houve registro de ocorrências de queda de árvores na Avenida Afonso Celso Rodrigues Cruz. A Defesa Civil informa que segue monitorando as áreas de risco e auxiliando os munícipes afetados.
Volume de chuva em São Paulo
- São Paulo: 172mm
- Várzea Paulista: 145mm
- Sorocaba: 140mm
- Jundiaí: 137mm
- Caieiras: 132mm
- Bragança Paulista: 127mm
- Jarinu: 120mm
- Ferraz De Vasconcelos: 108mm
- Campo Limpo Paulista: 100mm
- Cesário Lange: 99mm
- São Carlos: 97mm
- Mogi Das Cruzes: 95mm
- Atibaia: 95mm
- Monte Mor: 94mm
- Tietê: 92mm
- Santa Bárbara D'oeste: 90mm
- Elias Fausto: 90mm
- Boituva: 89mm
- Osasco: 87mm
- Francisco Morato: 83mm
- Itatiba: 80mm
Cuidados
A Defesa Civil orienta à população que evite transitar durante a chuva e procure abrigo em locais seguros, como comércios, estações de trem, metrô e terminais de ônibus. Os motoristas devem diminuir a velocidade e não atravessar áreas alagadas com risco de enxurradas, além de evitar parar ao lado de árvores e estruturas metálicas frágeis.
Com a ventania, árvores podem cair sobre a rede elétrica e, caso o morador se depare com algum fio elétrico caído no chão, não deve se aproximar. Se estiver dentro do automóvel, deve permanecer dentro do veículo e não deve tocar nas partes metálicas.
Os telefones de emergência são 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região