Em Guareí (SP), a chuva forte derrubou cerca de 40 árvores na Estrada Vicinal "Roque Jacob de Barros", na tarde desta quinta-feira (28), e interditaram a estrada por 40 minutos. De acordo com a Defesa Civil, máquinas foram acionadas para retirar as árvores que estavam na estrada e liberar o trânsito.
Segundo a Defesa Civil, somente a área rural de Guareí (SP) foi afetada. Uma casa chegou a ficar destelhada devido aos ventos fortes que atingiram o local. A equipe informou que a previsão de chuva continua até sábado (30), com chuva forte, vendaval e granizo na região.
Chuvas fortes derrubam cerca de 40 árvores em estrada vicinal de Guareí (SP) — Foto: Reprodução/Portal Guareí
Um forte vendaval atingiu a cidade de Itapetininga (SP) nesta quinta-feira (28). Segundo a Defesa Civil, os ventos chegaram a 43 km/h. Moradores fizeram registros impressionantes do momento em que um poste se "desfez" com a força do vento e quase atingiu um motociclista (veja o vídeo acima).
As imagens foram gravados na Rua João Alcino Vieira, no Jardim Santa Inês.
No vídeo também é possível ver o momento em que um toldo foi arrancado da parede com a força do vento, além de uma "névoa" de terra que encobriu o bairro. A concessionária de energia foi acionada.
Poste se 'desfaz' durante vendaval em Itapetininga — Foto: Reprodução
O vento, acompanhado da chuva, causou mais estragos pela cidade. Na Vila Prado, uma árvore caiu sobre uma casa na Rua Evilásio Massaine Pires, de acordo com a Defesa Civil do estado de São Paulo.
Queda de árvore devido as chuvas fortes que atingiram Itapetininga (SP) — Foto: Reprodução/ Defesa Civil de Itapetininga
Apesar dos transtornos, ninguém ficou ferido. De acordo com dados das estações do Inmet e do Cemaden, durante a tarde foram registrados oito milímetros de chuva.
Em nota, a CPFL informou que as fortes chuvas impactaram alguns trechos da rede de distribuição do município, incluindo o poste que caiu no Jardim Santa Inês. O local foi isolado e estão sendo mobilizadas equipes adicionais para substituição do poste e reconstrução da rede danificada.
"Nesses momentos, o mais importante é garantir a segurança de todos. Por isso, a CPFL alerta para que ninguém toque em fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica", pontua a concessionária.
Em situações de emergência que envolvam a rede elétrica, o ideial é acionar imediatamente a CPFL e o corpo de bombeiros.
A empresa ressalta que, além do call center (0800 772 2196), o registro da falta de energia pode ser feito pelos canais digitais de atendimento: www.cpfl.com.br, App “CPFL Energia”, WhatsApp (19) 99908-8888 e SMS 26805.
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região