Após dias com tempo seco, região de Campinas registra chuva; vídeo
Após registrar uma chuva "inesperada" na noite de quinta-feira (19), a Região Metropolitana de Campinas (SP) pode ter nebulosidade e novas pancadas - inclusive com temporais - entre esta sexta e o domingo (22). A previsão é do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Unicamp. Veja os detalhes abaixo.
Ainda nesta sexta, uma frente fria do sul do país vai se aproximar da região de Campinas, mas sem encobri-la. Isso deve causar pancadas de chuva com relâmpagos a partir do final da tarde, durante noite de sexta e também na madrugada de sábado.
Como a frente fria se aproximará da região, mas sem chegar a ela, as temperaturas não devem cair. A máxima está prevista em 35°C, e a umidade relativa do ar deverá ficar abaixo de 30% durante a tarde.
Sábado (com temporal?) e domingo🌧
Já para sábado, a previsão é que a nebulosidade aumente durante o dia, especialmente ao longo da tarde, quando novas pancadas de chuvas são esperadas.
"Sobretudo, temporais associados a chuva localmente forte, rajadas de vento e descargas elétricas", enfatiza o Cepagri, no boletim meteorológico publicado nesta sexta.
O Cepagri afirma que a combinação de calor, umidade e de um sistema de baixa pressão - chamado cavado meteorológico - são os fatores causadores da precipitação. Com isso, as temperaturas ficam entre 21 e 32°C.
No domingo, o Cepagri indica tendência de céu claro pela manhã e à noite, e períodos de céu parcialmente nublado à tarde. "Não se descarta a ocorrência de pancadas isoladas de chuva entre a tarde e a noite nos municípios mais próximos à divisa com o sul mineiro, a norte e leste de Campinas", aponta o órgão. As temperaturas ficam entre 19 e 35°C.
Por que choveu na quinta?
Entenda como frente fria vinda do RS causou chuva inesperada na região de Campinas — Foto: Reprodução/EPTV
A chuva registrada na noite desta quinta-feira na região de Campinas (SP) não estava prevista, mas, após dias de tempo seco, foi bem-vinda. Moradores de ao menos cinco cidades registraram vídeos que mostram até queda de granizo e trovoadas.
A tempestade repentina que aliviou o calor da noite chegou a 36 milímetros em Águas de Lindóia (SP). Na sequência estão Serra Negra (SP), com 25 mm e Indaiatuba (SP) com 20. Em Campinas o índice foi mais baixo, com apenas 5 milímetros no volume pluviométrico.
De acordo com meteorologistas do Climatempo, a explicação está em uma frente fria que veio do Rio Grande do Sul e tomou um rumo diferente do esperado. Entenda:
- Um cavado (circulação de ventos de médio e alto nível) impulsionou a frente fria até o estado de São Paulo;
- Esse movimento estimulou a rápida formação de nuvens de chuva;
- Com a umidade e o calor, essas nuvens ganharam força e fizeram chover no interior de São Paulo.